quinta-feira, 22 de março de 2018

A CRIAÇÃO DO MUSEU GOELDI E A PARTICIPAÇÃO DA PM: MAJOR PM BAENA DOANDO ARTEFATOS E OBJETOS DO COMBATE DE CACOALINHO

A história nos reserva surpresas quando começamos a nos aventurar e ir atrás de fatos e relatos que possam lançar luzes sobre a história da corporação. No último dia 15/03/2018, após participar na Catedral da Sé da belíssima missa em comemoração aos duzentos anos da PMPA fui ao Centur ler algumas coisas do passado.
Pude encontrar, entre os recortes de jornais um relato interessante da lavra de Ernesto Cruz, datado de 1967 que apresentava a história do Museu Emílio Goeldi quando de sua formação, o que me chamou atenção pelo fato de o Major Antônio Nicolau Monteiro Baena, o qual foi Comandante-Geral da PM em 1876 estar entre os doadores de artefatos, vinte e oito ao todo, para formar o acervo do Museu. Assim como a existência, no Museu, já sob a administração de Emílio Goeldi de seis armas apreendidas com os revoltosos no combate de Cacoalinho, episódio esquecido pela historiografia, mas que tinha entre os amotinados Veiga Cabral, que após preso e deportado para o Amapá, acabou por tornar-se herói do contestado.
Tudo isso corrobora com o slogan adotado pela PM para as comemorações do seu bicentenário.
"Polícia Militar do Pará: patrimônio da sociedade paraense."  Passemos à transcrição:

BIBLIOTECA DO PARÁ
SEÇÃO DE OBRAS DO PARÁ
VEÍCULO: FOLHA DO NORTE
COLUNA; 3
PÁG: sem registro
CADERNO: sem registro
LOCAL: BELÉM
DATA: 11/08/1967
MANCHETE: FATOS E CURIOSIDADES DA HISTÓRIA DO PARÁ CCXXX 
457 - O MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI
AUTOR: ERNESTO CRUZ

     No sábado 25 de Março de 1871, aniversário do juramento da Constituição política do Império, foi instalado no edifício do "LICEU PARAENSE", pelo Presidente da Província Joaquim Pires Machado Portela, o MUSEU ETNOGRÁFICO E DE HISTÓRIA NATURAL. Aos visitantes foi mostrado um rico mostrador de 8 a 10 metros de comprimento, todo envidraçado correndo em cima e pelo meio uma linha de vitrinas. O "DIÁRIO DO GRÃO-PARÁ" na sua edição do dia 28, publicou amplo noticiário sobre as instalações do Museu. Esclarecia que em cima das lâminas de vidro estavam dispostos muitos objetos. Cada um dos repartimentos daquele mostrador estava ornado de grandes variedades de artigos entre os quais alguns curiosos que atraiam a atenção do visitante. Capacetes e outros ornatos de penas ocupavam três vidraças; um ídolo, um busto de argila, um aparelho curioso de tomar paricá, machadinhas de pedras e alguns outros artigos, todos pertencentes a tribos indígenas, ocupavam outras duas lâminas.
     Do lado da parede achava-se um bela coleção de minerais oferecida pela Repartição de Obras Públicas. No repartimento imediato estavam diversas amostras de cristais do Rio Branco e do Tapajós, de pedras deste último rio, do Pacajás etc., conchas, fósseis e um osso também fóssil do mesmo rio Tapajós. Esta mistura de artigos informava o jornal - não agradou. 
     Entre as conchas fósseis figuravam duas que alguns minutos antes foram oferecidas ao Museu pelo Bispo diocesano, que era um distinto cultor das ciências naturais. Esse presente foi acompanhado de uma nota escrita em Roma, de onde o trouxera o ilustre antistite. Dizia: "AMMONNITI ESISTENTI NEISTRATI CALCAREI DEL MONTE SUBASIO DE ASISI".
     O presente desses dois moluscos de que não existe hoje um indivíduo vivo era um dos mais preciosos objetos com que o Museu NASCENTE AQUELA DATA abria as suas portas ao estudo da ciência da natureza.
     Nas vitrinas encontrava-se uma pequena mas bonita coleção de serpentes conservadas em álcool, oferecida ao Museu pelo dr. A. J. Gomes do Amaral. Outros muitos objetos interessantes enriqueciam a coleção do Museu, entre os quais aqueles oferecidos pelo Major Antônio Nicolau Monteiro Baena, que concorreu com 28 artigos diversos.
     Assim estavam montadas as coleções do Museu no dia da sua INAUGURAÇÃO. A lei nº 713 de 12 de Abril de 1872 aprovou a criação do Museu de História Natural, estabeleceu o número de funcionários e marcou a quantia anual de DEZ contos de réis para a despesa do estabelecimento.
     No Relatório apresentado à Assembleia Legislativa pelo Presidente da Província dr. Pedro Vicente de Azevedo, em 15 de Fevereiro de 1874, constam referências SOBRE O MUSEU, que estaria atravessando fase pouco lisonjeira. O dr. Corrêa de Freitas encarregado de dirigir e inspecionar o serviço da nova repartição provincial enviou ao governo informações que traduziam as dificuldades por que passava a nova instituição. Dizia ele:
     "...si a província não pode custear o Museu com quantia superior a com que atualmente o custeia, então melhor pe VENDER-SE em ARRECADAÇÃO o que lá existe, despedir o preparador e o porteiro e FECHAR-LHES as portas; com que se lucrará a quantia de 2:160$000 reis mas isso SERÁ UMA VERGONHA PARA A PROVÍNCIA..."
     Prosseguia:
     "...si os poderes competentes não auxiliarem o Museu com a quantia que indiquei CINCO CONTOS DE REIS ou com maior, êste estabelecimento será no curso dos anos ou dos séculos, o mesmo que é hoje, isto é um Museu em miniatura". 
     O dr. Pedro Vicente de Azevedo atribuía à lei nº 713, que transformou o Museu de origem (sic) TEJO DOS EMPENHOS". O remédio para a situação difícil em que se achava o estabelecimento científico era, na opinião do Presidente da Província este:
     "Restituir ao Museu o seu antigo caráter de INSTITUIÇÃO PARTICULAR; protegê-lo forte e eficazmente por meio de dotações anuais suficientes. conservar a organização que lhe deu o ilustre Presidente dr. Portela em 1871 ampliando mesmo as faculdades e garantias estabelecidas nessa organização; e sujeitando somente as despesas do estabelecimento à uma rigorosa fiscalização por parte do governo; ou por sua ordem, do Tesouro provincial, quanto às somas votadas e a aplicação regular que tiverem; tais, me parece, são os meios de fazer renascer e prosperar o Museu Paraense hoje quase extinto e esquecido".
     Cinco anos decorridos, em 1879, o dr. José Coelho da Gama e Abreu escrevia no seu Relatório à Assembleia Legislativa provincial, estes comentários:
     "O Museu continua a viver uma vida acanhada    
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 220 DE 10 DE DEZEMBRO DE 1964 - QUINTA-FEIRA

  2ª PARTE: Semana da Marinha: o Cmdo do 4º Distrito Naval convida esta PM para comparecer as solenidades da Semana da Marinha. Dia 13 à...