História

A Polícia Militar foi criada no ano de 1818, por ato do Capitão General do Grão Pará, o Conde de Vila Flor (Antônio José de Souza Manuel de Menezes Sevarim de Noronha), que nomeou para primeiro Comandante o Ajudante José Victorino de Amarantes, segundo o historiador Dantas de Feitosa, tomando por base os escritos de Antônio Ladislau Monteiro Baena.
Já para o historiador e militar, Coronel PM Orvácio Deolindo da Cunha Marreca, a corporação foi criada em 1820 e segundo o historiador Orlando de Moraes Rego, a Polícia Militar teria sido criada em 1822.
Para complicar ainda mais, em pesquisa realizada em 2008 pelo Tenente Coronel PM Carlos Eduardo Barbosa da Silva e Capitão PM Ronaldo Braga Charlet foram encontrados documentos que indicam que a Cavalaria PM teria sido criada antes do Corpo de Polícia. 1817, então é o ano de criação da Cavalaria, um ano antes, portanto, da criação da Polícia, conforme a Coleção de Leis do Império.

Effectivo de officiaes da  Brigada Militar do Estado, em 1908: Estado-Maior, Corpo Auxiliar (arma de Artilharia e Corpo de Cavallaria),...