Boletins Gerais

A Polícia Militar do Pará possui um arquivo dos Boletins Gerais desde o ano de 1964 até os dias atuais. Os Boletins Gerais são os documentos pelos quais o Comandante da Polícia registra suas ordens e atos oficiais (espécie de diário oficial militar) que, no século XIX e anteriores, era denominado "Ordem do Dia".

Cada dia há o registro dos atos daquele dia e, quando não é possível registrar tudo, é feito um outro boletim que assume o nome de Aditamento ao BG.

O Boletim é regido pelo RISG (Regulamento Interno e dos Serviços Gerais) do Exército, aplicável à PMPA, e divide-se em 4 partes: 1 - Serviço Diário; 2 - Instrução; 3 - Assuntos Gerais e Administrativos; e, 4 - Justiça e Disciplina. Esta última é destinada às punições disciplinares (eram chamados de castigos), assim como os elogios e ações meritórias dos policiais militares.

Anteriormente aos Boletins Gerais, os assuntos administrativos e disciplinares eram registrados nas Ordens do Dia dos Comandantes das Unidades Policiais Militares. A PMPA possui uma coleção de 137 documentos (códices) que remontam o final do século XIX e início do século XX, muitos dos quais são ordens do dia, os quais estão em fase de digitalização no Estado-Maior Geral.

Consulte alguns Boletins:
BG 025/1964
BG 026/1964
BG 027/1964

Glossário:
Códice - documento manuscrito encadernado, conforme denominação utilizada pelo Arquivo Público do Pará.
Ordem do Dia - documento utilizado por organismos militares para dar publicidade aos atos de seus comandantes, indo desde assuntos administrativos até os assuntos disciplinares (punições e elogios). Após ter sido substituída pelo Boletim Geral, passou a designar um texto produzido pelo Comandante da OPM enaltecendo os feitos da corporação quando da realização de datas comemorativas.
Boletim Geral - documento utilizado por organismos militares para dar publicidade aos atos e fatos administrativos, desde assuntos operacionais até os relativos à disciplina como é o caso do elogio e da punição disciplinar. Este documento acabou por substituir a Ordem do Dia. 
Desde o ano de 2016 iniciou-se no Museu da Polícia Militar o processo de digitalização dos Boletins Gerais de 1964-1998, cujo processo deverá ser concluído em 2018, até o final do ano.
BG 001/1964




2 comentários:

  1. COMO PESQUISAR OUTROS BOLETINS GERAIS
    NO CASO EU PRECISO FAZER UMA PESQUISA ENTRO 1981 E 1982, NÇAO SEI A DATA PRECISA

    ResponderExcluir

Effectivo de officiaes da  Brigada Militar do Estado, em 1908: Estado-Maior, Corpo Auxiliar (arma de Artilharia e Corpo de Cavallaria),...