UNIFORMES

Os uniformes ou fardamentos da PMPA remontam os fardamentos portugueses do século XIX, e os mais recentes constam do Regulamento de Uniformes da Polícia Militar, embora muitas alterações tenham sido feitas sem a atualização do RUPM, através de portarias publicadas nos boletins gerais da corporação.

O RUPM - Regulamento de Uniformes da Polícia Militar do Pará, em vigor, foi aprovado pelo Decreto Estadual nº 9.521, de 08 de março de 1976. Portanto, o nosso RUPM já possui 40 anos em vigor.

O governador de então era o Prof. Dr. Aloysio da Costa Chaves, e o Comandante Geral era o Cel Carlos Alberto Moreira.

Os uniformes da época da criação da PMPA, em 1818, se perderam ao longo da história. Mas um ano antes, com a criação da Cavalaria Miliciana, pelo Governador, o Conde de Vila Flor, foi aprovado Decreto de Criação do Uniforme da mesma cavalaria, cujo desenho encontra-se no Arquivo Público do Pará, o qual tivemos acesso, em 2003, quando o APEP era dirigido pelo Prof. Dr. Geraldo Mártires Coelho.


   




Uniforme do Oficial do Corpo de Cavalaria do Pará, 1817


O uniforme acima é constituído de barretina com penacho, gandola de mangas compridas com gola elevada, esta e os punhos na cor vermelha, dragonas, cinto (mortalha), calça com uma faixa vertical, também vermelha; espada (sabre de cavalaria), com fiador; sapatos com esporas.

    O 1º Batalhão Auxiliar da Força Publica constituido de  17  officiais e 441 graduados e praças , segue hoje para o sul da  Republica ...