UNIFORMES

Os uniformes ou fardamentos da PMPA remontam os fardamentos portugueses do século XIX, e os mais recentes constam do Regulamento de Uniformes da Polícia Militar, embora muitas alterações tenham sido feitas sem a atualização do RUPM, através de portarias publicadas nos boletins gerais da corporação.

O último RUPM - Regulamento de Uniformes da Polícia Militar do Pará, em vigor até 2019, foi aprovado pelo Decreto Estadual nº 9.521, de 08 de março de 1976. Portanto, vigorou durante 43 anos.

O governador de então era o Prof. Dr. Aloysio da Costa Chaves, e o Comandante Geral era o Cel Carlos Alberto Moreira. O novo RUPM consta da Resolução nº 110-EMG, publicado no Aditamento II do Boletim Geral da PMPA, de 23 de maio de 2019, em vigor a  quase um ano.

Os uniformes da época da criação da PMPA, em 1818, se perderam ao longo da história. Mas um ano antes, com a criação da Cavalaria Miliciana, pelo Governador, o Conde de Vila Flor, foi aprovado Decreto de Criação do Uniforme da mesma cavalaria, cujo desenho encontra-se no Arquivo Público do Pará, o qual tivemos acesso, em 2003, quando o APEP era dirigido pelo Prof. Dr. Geraldo Mártires Coelho.


   




Uniforme do Oficial do Corpo de Cavalaria do Pará, 1817


O uniforme acima é constituído de barretina com penacho, gandola de mangas compridas com gola elevada, esta e os punhos na cor vermelha, dragonas, cinto (mortalha), calça com uma faixa vertical, também vermelha; espada (sabre de cavalaria), com fiador; sapatos com esporas.

Ao longo da história da corporação os uniformes foram sendo alterados, assim como, também, seu efetivo. No final do século XIX e início do XX prevalecia a cor azul nos uniformes, sendo adotado após os anos de 1930 o uniforme cáqui que perdurou até os anos de 1976, quando a PM do Pará adotou a cor azul petróleo.

O uniforme de cor azul petróleo foi utilizado no período de 1976-2007, portando 31 anos, quando foi substituído pela cor "verde folha", no Governo de Ana Júlia Carepa, ficando de 2007 até 2019 (12 anos), tendo o Governador Helder Barbalho, atendendo aos anseios da tropa, retornado com a cor anterior.

A cor não agradou a tropa que desde então sugeria que fosse adotada a cor do uniforme anterior, ou seja, a volta do "azul petróleo". Então, questões administrativas e financeiras inviabilizaram o retorno da cor do uniforme tão querido pela tropa e assim o "verde-folha" teve existência entre os anos de 2007-2019, portanto 12 anos.

Além do "azul petróleo", a PM utiliza outras variações de azul como é o caso dos cadetes da Academia de Polícia Militar "Cel Fontoura" que se utilizam do "azul-ferrete", uma cor azul intensa e que relembra o uniforme utilizado pela Cavalaria de 1817.

O BPTRAN, ou BATRAN, a Rádio Patrulha, a Companhia de Polícia Rodoviária, a Companhia de Polícia Feminina, a Companhia de Policiamento Turístico e a Companhia de Polícia Assistencial utilizavam, inicialmente,  uniforme com camisa azul clara, e calça/saia de passeio.

A própria representação dos uniformes do serviço administrativo na PM é de cor azul e nunca mudou.

As tropas do pelotão de choque, do Choque/Patam e do  Batalhão de Choque também utilizavam uniforme azul, antes de utilizarem o preto e atualmente se utilizam do uniforme de cor "rajado urbano".

Policiais Militares em uniforme azul petróleo atendendo à ocorrência
Fonte: O Liberal, 03/02/1990



Assim, o retorno do "azul-petróleo" demarcou a volta à identidade policial militar no Pará, que se consolidou utilizando a cor azul.

Para saber mais sobre os uniformes da corporação e consultar os mesmos, clique AQUI


BG 185, DE 14 DE OUTUBRO DE 1964 - QUARTA-FEIRA

  Lei nr 3.076 de 7out64: Registro obrigatório dos valores e bens pertencentes ao patrimônio privado dos que exercem cargos ou funções efet...