sábado, 24 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: A presença feminina na CIRP

Fonte: imagem de whatsapp - autor anônimo
Era o ano de 1997 e a Companhia Independente de Rádio Patrulha atuava na Região Metropolitana de Belém no atendimento de ocorrências geradas pelo COPOM (Centro de Operações Policiais Militares), originadas pelas chamadas telefônicas para o número "190".

À época, comandava a Companhia o Major PM Eledilson Renato Costa Oliveira, tendo como Subcomandante o Capitão PM Jânio Luiz Viana. 

Nesse ano, a CIRP recebeu em maio toda a turma de Cabos PM recém formados no CFAP. Eram 40 masculinos e 10 femininos. Entre as mulheres estavam Francinete, Marilda, Meire, Carmen, Rosilda, Nazaré, e Lúcia, além de outras.

Assim, a CIRP recebeu um incremento em seu efetivo masculino e feminino, com destaque para as mulheres que, com essas novas policiais militares, as mulheres puderam atuar mais intensamente nas ruas, assumindo o comando de viaturas operacionais, como a fotografia ao lado registrou, no qual a Cabo PM Lúcia encontrava-se à frente de guarnição Policial Militar.

Anteriormente à chegada das citadas cabos PM, a CIRP possuía um efetivo pequeno de mulheres que atuavam somente no serviço meio. Eram elas: Sd PM M.Freitas, Sd PM Lilia, Sd PM Cilene (cozinha), Cabo PM M.Chagas (Formação Sanitária) e 2º Sargento PM Bernadete (Adjunto e/ou Sargento de Dia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 224, DE 17/12/1964 - QUINTA-FEIRA

3ª PARTE: Ari da Mota Silveira, Juiz de Direito, solicita a apresentação do SD da PM Manoel Soares, e designado o dia 15mai do ano corrent...