domingo, 4 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: pelotão de choque 3º BPM

A imagem que vemos na fotografia seria de policiais militares do 3º BPM (Santarém) utilizando o escudo de Choque, em ferro, comum antigamente. A imagem não permite que digamos com clareza se o efetivo é realmente do 3º BPM de Santarém, nem mesmo qual a época da imagem. Fica aí a pergunta aos companheiros policiais militares, no sentido de contribuir com o museu e descobrirmos que imagem é essa.

Ao lado, trazemos a imagem fotográfica do escudo utilizado pelo 4º BPM (Marabá) nas ações de controle de distúrbios. Percebemos certa semelhança no formato e na heráldica: um elmo com uma águia sobre o mesmo. Mas a direção em que o elmo está olhando é diferente e a técnica de pintura nos dois escudos também difere.

A do escudo de Marabá utiliza a técnica do stencil, na qual é vazada uma folha de raio-x com bisturi ou estilete, depois de criado todo o desenho, era sobreposto ao material e aplicada a tinta por spray ou com uso de esponja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 223, DE 15/12/1964 - TERÇA-FEIRA

  2ª PARTE: Aprovação do Quadro Quinzenal apresentado pelo CAP Cmt da Cia GP, a vigorar de 30nov a 12dez64.   3ª PARTE: Apresentação...