segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

PARTE III

O 98º anniversario do Regimento de Cavallaria da Policia Militar do Estado. (escrita da época) 

O tenente Sylvio Romero, falando no momento da inauguração do retrato do coronel Barbosa de Amorim – Fonte: Folha do norte, pag. 01 de 12 DEZ 1936

          Foi uma festa singela, mas encantadora, a levada a effeito hontem, pela manhã, no Regimento de Cavallaria, em commemoração á passagem do 98º anniversario de fundação dessa unidade da Força Publica Militar do Estado.
         A’s 10horas, presente grande numero de famillias e auctoridades civis e militares, o dr. Lauro Martins,representante do dr. José Malcher, governador do Estado, abriu a sessão, dando a palavra ao 2º tenente daquela corporação. Sylvio Romero de Salles, que leu uma interessante palestra sobre o histórico do Regimento, desde a sua fundação em 12 de dezembro de 1838, sendo bastante applaudido no terminar.
      Em seguida, foi inaugurado o retrato do coronel Barbosa de Amorim, commandante do Regimento há 47 annos passados, tendo desvendado o quadro, que se achava envolto na bandeira brasileira, a senhorinha Maria José Barbosa da Silva, filha de um official do Regimento.
         Ao terminar a cerimônia foi cantado o Hynno Nacional pelos soldados do Regimento, sendo levado a effeito, em seguida, vários números de athletismo pelas praças.
     Dentre a numerosa assistência, conseguimos annotar as seguintes pessoas: dr. Lauro Martins e capitão Miguel Arouck, representantes do Sr. Governador do Estado; tenente Augusto Dias, pelo prefeito de Belém; major Barreiros, pelo general Daltro Filho; padre Faustino Carvalho,pelo Sr. Arcebispo; commandante Coutrim Coimbra e Braz Aguiar, pela Marinha de Guerra;capitão Guimarães e tenentes Peixoto e Diogenes, pelo 26º BC; deputados João Sá e Aladio Pauxis, pela Assembléa Legislativa do Estado; coronel Ferreira Coelho, commandante geral das Policias Militar e Civil; Eduardo  Nunes Pinto, pelo director da Recebedoria de Rendas; Ildefonso Araruna, pelo juiz seccional; major Pedro Nolasco e dr. Salvador de Borborema, da Policia Civil; deputado Miranda Pombo; Antonio Marçal, pela Directoria de Aguas; drs. Philignesio de Carvalho e Jarbas Pereira, pela Directoria Geral da Fazenda;José Euclydes Maneschy, pelo Instituto Lauro Sodré; Miguel Lupi Martins, pela Directoria de Educação e Cultura; coronel Alberto Mesquita, commandante do B/C, e sua officialidade; commandante do Corpo de Bombeiros e officialidade; capitão Waldemar Arouck, commandante da Guerda Civil; tenente Ursulino Filho, ajudante de ordens do Sr. Governador; acadêmico Clovis Malcher, o representante da FOLHA, etc.
        Aos presentes foi servida farta mesa de doces, frios e gelados, tendo a officilidade do Regimento, com o seu commandante, major Marcolino Lins de Aguiar, á frente, cumulado a todos de gentilezas.
          - Dos tenentes-coroneis reformados Orvacio Marreca e Arthur Claudino de Barros, que se encontram enfermos, o major Marcolino Aguiar recebeu commoventes cartas de felicitações pelo 98º anniversario do Regimento. (escrita da época).


 Fonte: Jornal Folha do Norte, pag. 01 de 12 DEZ 1936 - Biblioteca Artur Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Tropa representativa da Brigada Militar do Estado, aguardando o desembarque do Exmo. Sr. presidente FRANCISCO DE PAULA RODRIGUES ALVE...