sábado, 10 de fevereiro de 2018

Acontece Hoje (10/02) na PMPA: Museu da PM recebeu equipamentos de rádio comunicação



O Centro Integrado de Operações (Ciop) doou em 10 de fevereiro de 2017 um total de rádios comunicadores ao Museu da Polícia Militar do Pará. 

Os aparelhos foram utilizados pela PM entre as décadas de 60 e 80 do século passado. 

Dentre eles está o Tecnasa, único rádio da Polícia Militar que permitia, nessa época, a comunicação entre todos os municípios do estado. Por meio dele, os quartéis instalados em pontos extremos do nosso território, como os sediados em Santarém, Conceição do Araguaia e Soure, podiam se comunicar sem grandes transtornos.

Os rádios doados pelo Ciop datam das décadas de 60, 70 e 80 e foram levados até lá na época em que os centros de comunicação do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar passaram a funcionar em um mesmo espaço e de maneira integrada. Desta forma, os rádios foram transferidos do extinto COPOM - Centro de Operações da Polícia Militar, para o Ciop, e à medida que ficavam obsoletos, passaram a ser armazenados em um museu. 

Dentre os aparelhos doados, estão rádios portáteis, conhecidos como HT’s; rádios fixos, antigamente operados dentro das viaturas, e dois rádios gravadores de aproximadamente 50 cm de altura, que eram utilizados para gravar as comunicações da PM, permitindo acessá-las quando fosse necessário.

De acordo com o Major Ronaldo Charlet, Chefe do Museu da Polícia Militar, além dessa doação, o 8º Batalhão da PM, sediado no município de Soure, na região do Marajó, deve enviar ao museu um rádio transmissor de aproximadamente 1m de altura por 50cm de largura, de marca Microlab

Para o Chefe do Museu, todas as doações são muito bem vindas e garantem a perpetuação da história da Polícia Militar do Pará: “O museu é importante para a construção de identidade e valorização da história da Corporação”.

Como funcionam as doações?

Para fazer doações ao Museu da PMPA, pode-se entrar em contato com a chefia do Museu da PM por meio dos telefones (91) 98230-1055 ou (91) 3115-5950, ou também pelo e-mails: charlet.ronaldo@gmail.com ou museu@pm.pa.gov.br. Após o contato com a diretoria do museu, a peça será avaliada. Em seguida, é feito um termo de doação do objeto, no qual são registrados o nome e contato do doador, que recebe também um certificado de agradecimento do museu.

Breve histórico

O museu da PM foi reinaugurado em setembro de 2016, após outras duas tentativas de criação (nas décadas de 1980 e 2000). O "Memorial Coronel PM Orvácio Deolindo da Cunha Marreca", nome oficial do museu, funciona no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da PM às segundas, terças, quintas e sextas-feiras das 9h às 18h. Na quarta-feira, o horário de funcionamento é das 8h às 18h.

Fonte: http://www.pm.pa.gov.br/?q=node/2220
Por Soldado Taiane - Ascom PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 220 DE 10 DE DEZEMBRO DE 1964 - QUINTA-FEIRA

  2ª PARTE: Semana da Marinha: o Cmdo do 4º Distrito Naval convida esta PM para comparecer as solenidades da Semana da Marinha. Dia 13 à...