terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Ontem Tenente-Coronel PM assumiu o comando da Polícia Militar

O Tenente Coronel PM Raimundo de Oliveira Coutinho assumiu o comando geral da PMPA no dia de ontem.
O citado oficial, em 23 jan 1917, tornou-se o oficial mais antigo que permaneceu no serviço ativo desde o dia 27 dez 1916, data em que iniciou a revolta da Polícia Militar, em Belém, que tomou conta dos 1º e 2° BPM, além do Esquadrão de Cavalaria.
A revolta tinha por objetivo empossar Lauro Sodré no governo do Estado, que obtivera maioria dos votos, mas que teria sido vítima de diversos crimes eleitorais que davam, em consequência disso, a vitória ao candidato do governo, Silva Rosado, apoiado pelo governador Enéas Martins.
Como Lauro Sodré gozava de simpatia entre os policiais militares que passavam por situações difíceis para a manutenção da força policial, inclusive, por estarem mal fardados, como lembra o próprio Lauro Sodré:
"A penúria em que se achava o Estado era de tal monta que a Força Pública não tinha o fardamento adequado para prestar as honras de estilo. O Coronel José Júlio de Andrade é que emprestou, muito às pressas, a quantia necessária para fardar aquela força..." (SODRÉ, 1970: 117)
Vinte e oito dias de revolta se passaram até que o Ten Cel PM Raimundo Oliveira Coutinho assumiu o comando da corporação e, conforme o relato do Coronel PM Orvácio Marreca, o confronto entre as forças policiais leais ao governo de Enéas Martins e as forças policiais leais a Lauro Sodré foram de enorme crueldade.
O comando do Ten Cel PM Raimundo Oliveira Coutinho durou apenas quatro dias, passando o comando ao Coronel PM João Batista Cearense Cileno.

Referências:
SODRÉ, Emmanuel. Lauro Sodré na História da República. Rio de Janeiro: GB, 1970.
MARRECA, Orvácio Deolindo da Cunha. Histórico da Polícia Militar do Pará: desde o seu início (1820) até 31 de dezembro de 1939. Belém: Instituto Lauro Sodré, 1940.
Crédito da Imagem de Lauro Sodré:
Wikipédia, disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lauro_Sodr%C3%A9>, acessado em 20/01/2017.
Pesquisa:
Capitão PM M.Sc. Ronaldo Braga Charlet (Diretoria de Ensino e Instrução)
Bacharel e Licenciado em História - UFPA

2 comentários:

  1. Parabéns Charlet! Não havia ouvido ou lido antes nada a respeito sobre este confronto interno na PMPA! Importante para reflexão.

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que há muito o que pesquisar e a história da corporação é muito rica.

    ResponderExcluir

BG 196, E3 03/11/1964 - TERÇA-FEIRA

  Ordem ao Cmdo do BP : Providenciar apresentação dos SD José da Costa Almeida e Emídio Marques de Araújo à Delegacia Auxiliar dos Serviços ...