quarta-feira, 22 de junho de 2016

20ª Reunião de Historiadores da PMPA

Reunião da Equipe
Foi realizada na tarde de ontem, 21/06/2016, na sala de reuniões do Chefe do Estado-Maior Geral da PMPA, a 20ª Reunião do Grupo de Trabalho em História da PM.
Cel PM Saraiva e Profª Wania Viana
A equipe composta pelo CEL PM SARAIVA, Chefe do EMG; TEN CEL PM GABRIEL, Diretor do Museu da PM; TEN CEL PM RR RUFFEIL, MAJ PM CHARLET, CAP PM GAUDÊNCIO, 1º TEN PM ALBERTO e 1º TEN PM ISMAEL vem se reunindo desde o mês de setembro de 2015, em cujas reuniões são definidas ações de proteção do patrimônio histórico da PM. Entre as ações, destaca-se a instalação  de uma "Sala da Memória" no Comando Geral da PM, na Rod. Augusto Montenegro.

Cel PM Saraiva e Ten Zeferino visita à Sala da Memória
A reunião contou com a presença de dois professores universitários: a Profª M.Sc WANIA ALEXANDRINA VIANA, da Unama; e o Prof. Esp. MÁRCIO RAMON CAMPELO RAMOS, ambos estudiosos de História Militar regional.
Na oportunidade, foram discutidas ações e iniciativas que devam ser tomadas acerca da preservação do patrimônio histórico documental da PM que, uma parte considerável, passou pelo processo de digitalização perfazendo um total de 139 documentos (códices e livros).
Ten Zeferino relatando sua história na PM
Concluída a primeira fase da reunião, iniciou-se a entrevista do 2º TEN RF ZEFERINO, Policial Militar que incluiu nas fileiras da corporação em 1963 e passou pelo menos 20 anos atuando no Exército Brasileiro a serviço da PM, mantendo o cadastro de Policiais Militares mobilizados em ordem para, se necessário, subsidiar a atuação da força terrestre.

O Tenente Zeferino lembrou do cotidiano do trabalho policial, entre os quais a ausência de férias, o fato de haver tirado 48 serviços de guarda no Presídio São José, de ter incluído numa tropa Policial Militar e ter sido designado a servir na Cavalaria da PM, cujo prédio em 1963 era na Avenida Alcindo Cacela com a Rua Conceição, na Cremação.

Créditos:
Fotografia Voluntária Civil Rayara.

Informações:
Todas às terças-feiras, a partir das 15h00 ocorre a reunião. Os interessados em participar deverão procurar o Coronel PM Saraiva, Chefe do Estado-Maior Geral ou qualquer um dos demais participantes.

Doação de peças para o Museu da PM:
De segunda a sexta-feira, das 09 às 16h, na Secretaria do EMG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 223, DE 15/12/1964 - TERÇA-FEIRA

  2ª PARTE: Aprovação do Quadro Quinzenal apresentado pelo CAP Cmt da Cia GP, a vigorar de 30nov a 12dez64.   3ª PARTE: Apresentação...