sábado, 19 de maio de 2018

MUSEU REALIZOU I SEMANA DOS MUSEUS NA PM


Composição da Mesa
Foi encerrada na tarde de ontem (18/05/2018) as atividades da I SEMANA DOS MUSEUS NA PMPA, dentro da programação da XVI SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS, versão 2018, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.
Apresentação de vídeo institucional
A XVI SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS é realizada anualmente por todos os museus brasileiros e comemora o dia internacional dos museus (18 de maio), promovendo ações culturais e dando visibilidades aos museus brasileiros e seus acervos, comunicando ao público suas atividades e abrindo espaços para o debate acerca das ações de preservação e das necessidades de integração com a sociedade, pois são patrimônio de todos.  
Palestra A Ocupação Militar da Amazônia
Neste ano de 2018, um total de 1.130 museus do país realizaram ações culturais e entre eles, pela primeira vez, o MPM/PA partici pou.
Durante três dias o Museu da Polícia Militar do Pará - MPM/PA realizou a Semana dos Museus na corporação contando com palestras variadas e uma oficina sobre a conservação básica de documentos em suporte de papel.

Palestrante Prof. Dr. Itamar Gaudêncio
Abertura do Evento:
Participantes
A abertura foi feita pela Tenente Coronel Virgília Santarém, Chefe do PM/5 do EMG, e os trabalhos seguiram-se com a apresentação de um vídeo institucional sobre a Polícia Militar do Pará , apresentado pelo Major PM Ronaldo Charlet, Chefe do MPM/PA, seguido da palestra da Profª Drª Shirley Nogueira, acerca da Ocupação Militar da Amazônia e da palestra Entre o RExPA, as fontes de pesquisa e a Polícia Militar, proferida pelo Prof. Dr. Itamar Gaudêncio, que também é Capitão da Polícia Militar do Pará. Em seguida foi feita a visitação da sala de exposição do MPM, pois uma turma do curso de História da Universidade Estadual do Pará - UEPA, acompanhada da Prof. M.Sc Andréa Pastana se fez presente no evento como parte da disciplina ministrada pela discente. Assim encerrou o primeiro dia de atividades.
Visita monitorada ao MPM
Diretora do MIS apresentando palestra
O segundo dia do evento, mais intenso por ser realizado durante o dia inteiro, contou com as palestras "A atuação do Museu da Imagem e do Som no contexto cultural do Estado do Pará", proferida pela Profª. Drª Dayseane Ferraz, diretora do Museu da Imagem e do Som, integrante do Sistema Integrados de Museus do Estado do Pará (MIS/SIM); "Museologia e Cultura na Amazônia", proferida pela Prof.ª M.Sc Joseane Martins Melo, da Faculdade de Museologia - UFPA; "Compadrio e Relações de Parentesco no Marajó", pela Profª Drª Eliane Soares Charlet, professora do Campus de Bragança da UFPA; "Museologia e Arqueologia na Amazônia", proferida pelo Prof. M.Sc. Ney Gomes; e encerrando as atividades das palestras o Prof. M.Sc. Ronaldo Charlet, apresentou "O Museu Digital da PMPA: percursos e percalços". 
Professora Joseane Melo - Museologia / UFPA
Ao final do ciclo de palestras, o Chefe do Museu da PM, fez o agradecimento público a todos os que contribuíram para a realização do evento.
Agradeceu a confiança depositada pelo IBRAM, ao Comando da corporação, Coronéis Hilton Benigno (Comandante Geral), Leão Braga (Chefe do EMG), Roberto Silveira (Ajudante Geral) e Marcelo Leão (Diretor de Ensino); ao
apoio prestado pela Ascom/PM, chefiada pelo Tenente Coronel Walder Braga, na cobertura do evento; pelo PM/5 do EMG, chefiado pela Tenente Coronel Virgília Santarém, presente na abertura do evento e pela ambientação do espaço; ao Fiscal Administrativo, Tenente Coronel Figueiredo pela cessão do espaço e apoio estrutural na sonorização . Agradeceu ainda aos palestrantes e seus respectivos órgãos e chefias; aos Comandantes
de COInt e de Unidades Policiais Militares pela liberação dos policiais militares para que participassem do evento (CME, Canil, Cavalaria, COE, Bpchoque, BPOT, 10º BPM e 25º BPM), aos colaboradores Sargentos Luiz Carlos (DP) e Mrcelo (10ºBPM), que deixaram de ser plateia para ajudar no evento; e à equipe de apoio Subtenente Maridalva, e Voluntárias Civis Anna, Raiele, Melissa e Roberta.

No dia seguinte, o terceiro dia do evento, aconteceu a oficina de conservação de papel, destinado ao público interno da Polícia Militar do Pará, principalmente para os policiais militares ou voluntários civis que trabalham nos setores de arquivo corrente de várias unidades administrativas do Comando Geral da PM.


Oficina
A oficina foi ministrada pelas acadêmicas Anna Beatriz (Biblioteconomia / UFPA) e Melissa Walesk (Museologia / UFPA), e teve como objetivo conscientizar para o uso e manuseio adequado dos artefatos em suporte de papel e a devida acomodação para preservação do suporte e da informação contida neles.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 196, E3 03/11/1964 - TERÇA-FEIRA

  Ordem ao Cmdo do BP : Providenciar apresentação dos SD José da Costa Almeida e Emídio Marques de Araújo à Delegacia Auxiliar dos Serviços ...