terça-feira, 19 de janeiro de 2016


 As Festas de 24 de Maio, Soldados da Brigada Militar em exercício de baioneta e abaixo, Luta de Tração entre Policiais da Brigada Militar e Integrantes do 47º de Caçadores. Fonte: Revista A SEMANA - década de 1920.

Um comentário:

  1. essa fonte da revista " A Semana" 24 de maio de 1920, nos revela importantes detalhes na história da Policia MIlitar do Pará: a RELAÇÃO DOS MILITARES ESTADUAIS COM A PRÁTICA ESPORTIVA E A MEMÓRIA DE FATOS LIGADOS AOS COMBATES NA GUERRA DO Paraguai. Essa possibilidade de análise da fonte jornalística da época nos revela a teia de significados do esporte nos anos de 1920 juntamente com as atividades dos setores militares. A partir da descrição da fonte podemos perceber como ocorria a atividade esportiva entre os militares estaduais e as tropas federais. um outro significado estava ligado a comemoração da vitoria dos brasileiros na Batalha de Tuyuti, uma memoria de guerra utilizada para legitimar a implantação da República no Brasil em 1889, e que a cada ano se comemorava como forma de buscar uma identidade nacional. Havia também a aproximação e a rivalidade entre as tropas que estavam em Belém. além disso, podemos perceber que os sportmen não eram somente membros dos clubes esportivos dos bairros elitizados ou dos subúrbios, mas homens que pertenciam as fileiras das Corporações Militares que circulavam nos clubes e tinham sua vivencia nos quarteis. por fim, temos detalhes do lazer e das disputas esportivas que aconteciam em Belém dos anos de 1920, um contexto de mudanças politicas e de construções culturais a partir de experiencias dos sujeitos que se voltavam para o discurso regional e populista. Neste período, os discursos sobre identidade regional se alinhavavam aos discursos das práticas esportivas. estas buscavam controlar e "instruir" os diversos indivíduos. no caso das tropas o discurso estava voltado para o preparo "técnico militar" que com o a chegada dos anos de 1930 ficou muito ligado as práticas politicas de Vargas e Magalhães Barata no âmbito local.

    Boa tarde a todos

    Itamar Gaudêncio

    ResponderExcluir

Boletins Gerais de 1964 no site da PMPA

O ano de 1994 foi marcado internacionalmente pela condenação de Nélson Mandela, na África do Sul, em junho, à prisão perpétua por diversa...