quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

REUNIÃO PARA MONTAGEM DO MUSEU DA PMPA

O Museu Digital da PM do Pará é um veículo  de divulgação do acervo histórico  da Instituição que vem sendo construído desde maio de 2010 pelo Major PM Ronaldo de Braga Charlet, graduado em história e com especialização em patrimônio histórico, o qual percebeu a necessidade de  um espaço virtual para reunir e expor os fragmentos da história da Corporação.

Até o inicico de 2015, o Museu Digital  contava apenas  com a produção individual de matérias, o que dificultava um maior alcance e produção do conteúdo histórico da PMPA. No mesmo ano, a situação começou a mudar, pois outros dois oficiais,  o Coronel PM Lázaro Saraiva de Brito Júnior e o Capitão Itamar Rogério Pereira Gaudêncio, somaram-se ao  esforço , posto que o primeiro, de iniciativa própria já vinha reunindo um bom acervo,  e o segundo, qué é doutorando em História, tem linhas de pesquisa realcionadas à Corporação.
Após a convergência de esforços,  foi possivel  durante as comemorações dos 197 anos da Polícia Militar em setembro de 2015, na Estação Gasômetro, realizar-se a primeira mostra de imagens da Corporação. Nesta mesma  ocasião, o Chefe do Estado Maior da PMPA lançou o projeto de resgate da memória institucional, cujas metas são:
1- Realizar semanalmente, nas tardes de  terças-feiras,  reuniões entre todos os interessados em contribuir para o fomento à pesquisa na área de história institucional;
2) Reunir peças de valor histórico-cultural que possam compor o acervo do Museu da PM, criado em 2014;
3) Dinamizar a coleta e divulgação de imagens e documentos da história da PM, por meio do Museu Digital;
4) Abrigar no site da PM o Museu Digital;
5) Realizar a reprodução digital (scanner) de documentos de interesse institucional, entre os quais as Ordens do Dia, do final do século XIX e início do século XX; 6) Propor ações de resgate da memória e da identidade da corporação à luz do processo histórico, compreendendo que a Polícia Militar do Pará é patrimônio da sociedade paraense; 
 7) Preparar material que culmine com as comemorações dos 200 anos da corporação em 2018.
Em resposta a ao desafio lançado, aderiram ao projeto o Tenente Cel PM R/R Marcos Paulo Ruffeil Rodrigues, o Ten Cel PM Gabriel Girão – Diretor do Museu da PM, Ten Cel PM Moisés, e os 1º Tenentes PM Fernando Alberto e Ismael, Oficias e Praças da reserva ou reformados  que têm gentilmente doado ou cedido material, imagens e documentos de seus acervos particulares a fim de serem avaliados e divulgados  no Museu Digital.
O Museu Digital da PM do Pará até o momento possui um total de 10.879 visitas, e encontra-se abrigado no Portal da PMPA, e conta com a colaboração da tropa e da sociedade paraense.

Um comentário:

  1. Meus amigos o trabalho tá de parabéns, mais faltou a verdadeira história dos únicos alunos cfsdpm formados em combate real. Foram esse alunos que libertaram o povo de castelo dos sonhos da tirania de Márcio Martins vulgo Rambo, e até hoje nem um desses policiais foram reconhecidos e nem agraciados, com a comenda sotero de Menezes pelo heroico ato de bravura. Causando uma imensa tristeza e ingratidão. Foram os alunos pm de 1991 que libertaram castelo dos sonhos do pior assassino que ceifou 295 vidas , essa história não pode morrer. 10 e 11 pelotão.

    ResponderExcluir

BG 224, DE 17/12/1964 - QUINTA-FEIRA

3ª PARTE: Ari da Mota Silveira, Juiz de Direito, solicita a apresentação do SD da PM Manoel Soares, e designado o dia 15mai do ano corrent...