quinta-feira, 25 de abril de 2019

ORDEM DO DIA 22/04/2019 - ALUSIVO A TIRADENTES

MEUS COMANDADOS E AMIGOS DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ,
                    É com grande entusiasmo e alegria que, após assumir o Comando desta Corporação Bicentenária de Fontoura, no dia 1º de janeiro deste ano, tenho a honra de vos dirigir a palavra nesta data tão importante para todos nós brasileiros, quando celebramos a áurea mítica e o resgate histórico da memória de Joaquim José da Silva Xavier – o Alferes Tiradentes, patrono das Polícias Militares em todo o Brasil, reconhecido por suas atitudes de luta, abnegação, dedicação ao serviço e patriotismo.
                   Em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi morto, enforcado e esquartejado, por defender ideais em prol da justiça e liberdade de sua gente, assim, virou um herói cívico nacional e exemplo para aqueles que almejavam uma sociedade mais justa e igualitária. Dada as circunstâncias de sua execução e a nobre atitude assumida, Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, foi de coadjuvante a mártir e herói, tornando-se uma das personalidades mais importantes da história do Brasil.
                   Ressalta-se que ao reverenciarmos nosso Patrono, estamos homenageando também nossos policiais militares de hoje que, mesmo no anonimato, defendem os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, mesmo com o sacrifício da própria vida, a exemplo do Alferes Tiradentes. 
                   A reverência ao exemplo transmitido pela figura de Tiradentes nos leva a uma reflexão sobre a importância do cumprimento de nossa missão como militares estaduais, traduzida na luta pela construção e promoção da Paz Social. Desta forma, perquirindo o nobre exemplo do Alferes, seguiremos trabalhando por vocação e amor, com a finalidade de ajudar a construir uma sociedade melhor e mais justa.
                   Nesse contexto, vale mencionar que, durante o breve período em que estamos à frente do Comando da Corporação, assumimos o compromisso de Governo com a causa da segurança pública, buscando tornar a briosa Polícia de Fontoura uma “Polícia Presente”, cada vez mais próxima à população paraense, com o emprego de estratégias modernas de gestão para o enfrentamento da criminalidade através de ações preventivas e repressivas, e com isso, coibindo com eficácia as ameaças à preservação da ordem pública em nosso Estado.
                   Como exemplo dessas estratégias, podemos citar a Operação Polícia Mais Forte, que utiliza policiais e viaturas da área administrativa, fora do expediente diário, nos horários mais críticos e em pontos estratégicos com grande circulação de pessoas, representando um incremento de mais de 50% (cinquenta por cento) da presença policial nas ruas.
                   Com essas ações e outras operações integradas com os demais órgãos do sistema de segurança pública, nos 100 (cem) primeiros dias de gestão do atual Governo, os índices de criminalidade, comparados ao mesmo período de 2018, registraram queda de 23% (vinte e três por cento) de homicídios e 28% (vinte e oito por cento) de roubos no Estado do Pará. Já o número de procedimentos policiais instaurados relacionados ao tráfico de drogas aumentou em 48% (quarenta e oito).
                   Dentre outras ações desenvolvidas ao longo destes 100 (cem) dias de Comando e de Governo podemos destacar:
  1. O planejamento para implantação dos territórios de pacificação, com a intensificação do policiamento nos 07 (sete) bairros de maior incidência criminal da RMB, por meio da repressão qualificada, policiamento comunitário e ações integradas com outras Secretarias;
  2. No que tange ao apoio social dos policiais militares, a viabilização do tão sonhado programa de habitação, com apoio do Banco do Estado do Pará e do Governo do Estado, bem como o fortalecimento do Programa PM Vítima, sobretudo quanto ao pagamento de aluguel social para os policiais militares em situação de risco;
  3. A institucionalização do aplicativo “SOS PM”, um recurso tecnológico que visa a prevenção e o resguardo da integridade física dos policiais militares, como forma de agilizar o apoio ao policial em situações de risco iminente;
  4. A elaboração e entrega ao Excelentíssimo Senhor Governador de 15 (quinze) minutas de projetos de leis, onde se destaca a reestruturação dos órgãos de nossa Corporação, com a criação de Companhias e Batalhões, do auxílio saúde para os policiais militares e a possibilidade de readaptação à atividade meio do policial militar incapacitado para o serviço policial militar;
  5. O retorno à tropa de policiais militares que estavam à disposição de outros órgãos;
  6. A consolidação do Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), mediante Convênio com a prefeitura do município de Marabá.
  7. A implementação de uma nova política de captação de recursos para a Corporação, com a criação do escritório de projetos, cumprindo meta Governamental dos 100 (cem) primeiros dias, dentre outras.       
Cel PM Dilson Júnior lendo a Ordem do Dia
             Diante da celebração dessas conquistas, é por dever de justiça, que registramos nossos sinceros agradecimentos a todos os Policiais Militares, Oficiais e Praças, que contribuem diuturnamente para o fortalecimento do policiamento ostensivo no Estado, ao pessoal civil que presta serviço em nossa Corporação, aos órgãos parceiros e às personalidades civis e militares distinguidas com a medalha do mérito Tiradentes hoje aqui presentes nesta solenidade cívico-militar.
                   De mais a mais, torna-se oportuno registrar nossos agradecimentos ao nosso Comandante-em-Chefe, Excelentíssimo Senhor Governador HELDER BARBALHO, pela confiança e apoio incondicional conferidos ao Comando da Corporação e a nossa tropa, o qual vem priorizando, desde do primeiro dia de seu Governo, a pasta da segurança pública, a fim de promover a proteção e segurança a todos os cidadãos do Estado do Pará, garantindo os recursos necessários para a viabilização das operações policiais, formação e capacitação da tropa, recomposição do efetivo, construção e reformas de quartéis, manutenção e aumento da frota, armamento, munições e equipamentos, para que possamos exercer nosso papel de polícia ostensiva preventiva no combate à criminalidade em todos os 144 municípios de nosso continental Estado do Pará.
                   Quero destacar e agradecer às famílias de cada policial militar, berço da edificação humana e social, por toda a compreensão do sacerdócio profissional imposto e aceito do aluno soldado ao coronel mais antigo, que sofrem as limitações sociais e afetivas com nossas ausências do convívio diário, mas mesmo assim nos motivam a continuar servindo e protegendo o povo do Pará.
                   E, por fim, e não menos importante, agradecemos e elevamos nossos pensamentos a DEUS, nosso Pai celestial, pedindo-lhe a proteção divina para o cumprimento de nossas missões diárias, lastreadas pelo senso de justiça, na escorreita conduta em servir e proteger a sociedade, lembrando que Deus não escolhe os mais capacitados, e sim, capacita os escolhidos!

                   Salve Tiradentes, Salve a Polícia Militar do Pará,
                   Muito Obrigado!
                   Avante PMPA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 224, DE 17/12/1964 - QUINTA-FEIRA

3ª PARTE: Ari da Mota Silveira, Juiz de Direito, solicita a apresentação do SD da PM Manoel Soares, e designado o dia 15mai do ano corrent...