quarta-feira, 24 de abril de 2019

MUSEU DA PMPA - ACERVO EM DESTAQUE

Fotografia: Sgt Sheyla (Museu)
O acervo do Museu da Polícia Militar possui um considerável número de peças. É composto de armamentos, bustos, uniformes, mobiliário, equipamentos, aparelhos de rádio comunicação, quadros, medalhas e documentos, entre outros. 
Com o intuito de promover a difusão do patrimônio histórico e cultural da corporação, aproveitamos este espaço digital pra divulgarmos parte desse acervo, motivando a visitação e o interesse de estudantes e pesquisadores.
Assim, trazemos em destaque UM ESCUDO EM FERRO, pertencente anteriormente ao 4º BPM (Marabá), com a inscrição PEL.CHOQUE, os desenhos de uma águia, um círculo de borda vermelha e centro negro, no qual repousa um elmo, na porção central. A parte interna é composto de uma alça com correia para apoio do punho e antebraço.
O equipamento era utilizado pelo pelotão de choque do citado batalhão, e no conflito em Eldorado dos Carajás, entre as cenas aparece um policial militar utilizando um desses escudos. O Museu da Polícia Militar do Pará possui 03 (três) exemplares, dois deles adquiridos junto ao Almoxarifado Central da PMPA, no ano de 2017 e o terceiro doado ao Museu pelo então Comandante do CPR-IV, Coronel PM Carlos.
Em todos eles pode-se observar que há avarias frontais, demonstração de que foram utilizados em confrontos nos quais a PM teve que intervir, vindo a proteger o usuário de pauladas e pedradas. Há um outro desses que fica no auditório do Batalhão de Polícia de Choque (PMPA).
O Museu da PMPA funciona de segunda a sexta-feira, das 09:00 as 16:00 e não cobra entrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 224, DE 17/12/1964 - QUINTA-FEIRA

3ª PARTE: Ari da Mota Silveira, Juiz de Direito, solicita a apresentação do SD da PM Manoel Soares, e designado o dia 15mai do ano corrent...