sexta-feira, 26 de abril de 2019

ACONTECEU HOJE NA PMPA: 26/04/1994


O Coronel PM Cléto Fonseca, Comandante-Geral da PMPA, assinou a Portaria nº 035/94-GABCMDO, na qual instala provisoriamente em Paragominas o 19ºBPM. É, com certeza, o registro de nascimento da citada OPM a portaria de instalação provisória. Ao longo de 25 anos o 19º BPM vem prestando bons serviços de segurança pública na região. Assim, foi necessário, inclusive que lá fosse implantada a sede do CPR-VI. 
Parabenizamos o efetivo do glorioso 19º BPM, na pessoa de seu Comandante, o Cel PM Paulo Sérgio de Braga Fernandes.

Abaixo, transcrevemos a citada portaria:

PORTARIA Nº  035/94 – GAB CMDO

O Comando Geral da Polícia Militar do Pará, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por Lei e,
CONSIDERANDO a meta prioritária deste Comando, consonante aos objetivos sociais do Governo CARLOS SANTOS, para ampliar a atuação da POLÍCIA MILITAR junto as comunidades na Capital e no Interior do Estado;
CONSIDERANDO a reestruturação desta Corporação, com as propostas de novas Organização Básica e Articulação Operacional da PMPA, devidamente aprovadas  pelo Ministério do Exército, através do COTER/IGPM;
CONSIDERANDO finalmente, o interesse de imediata adequação às alterações estruturais já em trâmite para fins de concretização legal.
RESOLVE:
Art. 1º - Instalar, provisoriamente, no município de Paragominas, o 19º Batalhão de Polícia Militar – 19º BPM.
Art. 2º - O 19º BPM, subordinado ao Comando de Policiamento do Interior, será ativado com o pessoal remanejado da 3ª CIPM e outros segmentos da Corporação, conforme a estrutura organizacional pertinente.
Art. 3° - A área operacional do 19º BPM, além da Cidade-sede, compreenderá os municípios de Dom Elizeu, Rondon do Pará, Ulianópolis e os Distritos de Vila Itinga, ligação do Pará, Vila Arco-íris, Vilar Conceição e Vila São João, e a missão será o policiamento ostensivo integrado, além das ações comunitárias e assistenciais.
Art. 4º - Designar para o cargo de Comandante do 19º BPM, o Ten Cel PM RG 15747 EMANUEL DAS NEVES DOS SANTOS BENTES.
Art. 5º - Esta Portaria entrará em vigor na data de publicação em Boletim Geral, ficando revogadas as disposições em contrário.
REGISTRA-SE, PUBLICA-SE E CUMPRA-SE.

Quartel em Belém, 26 de abril de 1994.



CLETO JOSÉ BASTOS DA FONSECA
Cel PM – Cmt Geral


Fonte: DANTAS, Romeu Teixeira. Coletânea de Legislação da PMPA. Belém, CEJUP: 1997 (Volume 2), página 333.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 224, DE 17/12/1964 - QUINTA-FEIRA

3ª PARTE: Ari da Mota Silveira, Juiz de Direito, solicita a apresentação do SD da PM Manoel Soares, e designado o dia 15mai do ano corrent...