domingo, 29 de dezembro de 2019

IDENTIDADE POLICIAL MILITA E OUTROS DOCUMENTOS

Falar em Polícia Militar é ter presente o sentimento de pertencimento a uma corporação bissecular (1818 foi sua data de criação). A corporação de Fontoura demarca sua identidade visual e institucional de várias maneiras: pelas cores dos uniformes e viaturas, pelo brasão que ostenta, pelas características inerentes ao povo paraense.
Museu da PMPA: acervo de identificação
Contudo, a hierarquia e a disciplina militar estão por base de toda a ação policial militar e para tanto foi organizada em postos e graduações, cada um dos quais com responsabilidades mais elevada conforme o grau hierárquico. Aos poucos isso vai gerando, na formação policial militar uma identificação com a corporação.
Mas, tratemos de uma outra identificação, representada por uma carteira de identidade específica, pois é com ela que o policial militar prova que pertence à corporação.
O Serviço de Identificação funciona na Diretoria de Pessoal e atende diariamente o público interno expedindo as carteiras de identidade.
O Museu da PM (Rua Gaspar Viana, 746 - Reduto - Belém-PA) está montando acervo de identificação PM, possuindo atualmente três carteiras de identidade, dois cartões de identificação ao processo seletivo (CFSD e CFO), uma carteira da Associação Atlética Tiradentes e uma carteira de identificação estudantil criada pelo faculdade de Geografia-UFPA em parceria com o IESP, na promoção do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 224, DE 17/12/1964 - QUINTA-FEIRA

3ª PARTE: Ari da Mota Silveira, Juiz de Direito, solicita a apresentação do SD da PM Manoel Soares, e designado o dia 15mai do ano corrent...