segunda-feira, 7 de junho de 2021

Centro de Memória da PM realiza live na 5ª Semana Nacional de Arquivos

 

A Polícia Militar do Pará, por meio do Centro de Memória, unidade de apoio subordinada ao Departamento Geral de Educação e Cultura, realiza evento na programação da 5ª Semana Nacional dos Arquivos.

A live a ser realizada na próxima quarta-feira, 09/06/2021, as 15h00, pela plataforma do Google Meet (link de acesso: meet.google.com/vqy-bmqb-ffy) discutirá as “Ações de preservação de arquivos e o papel do arquivista” e conta com a participação da Faculdade de Arquivologia  (FAARQ/UFPA), da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará (AAEPA), do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), do Arquivo Público do Pará (APEP/SECULT) e do Centro de Memória da PM (CM/PMPA).

A live será coordenada pelo Major PM Itamar Gaudêncio da Academia da Polícia Militar (APM/PMPA) e tem como participantes o Prof. Dr. Roberto Lopes dos Santos Júnior (FAARQ/UFPA) e Marina Santiago – Presidente da AAEPA, que discutirão no primeiro bloco o mercado de trabalho do arquivista, a formação e a necessidade das instituições públicas e privadas terem no seu quadro laboral tal profissional.

No segundo bloco a live contará com as participações de Luís Augusto Barbosa Quaresma – IHGP, do Prof. MSc Leonardo Torii – Diretor do APEP e do Tenente Coronel PM Ronaldo Braga Charlet – CM/PMPA, que discutirão as ações empreendidas por tais órgãos na preservação dos seus arquivos

A participação no evento coloca o órgão de cultura da PM entre as mais de 300 instituições do país que promovem eventos na 5ª Semana Nacional de Arquivos no período de 07 a 11/06/2021. “O lema deste ano ‘Empoderando Arquivos’ demonstra claramente que tais órgãos de memória de todo o país no percurso de salvaguarda do patrimônio estão a serviço do empoderamento das pessoas, pelo acesso que permitem às informações que constroem a memória pessoal e coletiva”, afirmou o Chefe do Centro de Memória da PMPA, Tenente Coronel PM Ronaldo Charlet.

Por outro lado, “tais ações de preservação necessitam de realização coordenada e com mão de obra específica de modo a garantir que os documentos possam ter a maior longevidade” asseverou o Chefe do Arquivo do Centro de Memória, 2º Tenente PM Jonas Bragança.

O evento faz parte da programação da Secretaria de Cultura do Estado e conta com o apoio do Arquivo Público do Pará.


Para acessar a live, clique AQUI.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 223, DE 15/12/1964 - TERÇA-FEIRA

  2ª PARTE: Aprovação do Quadro Quinzenal apresentado pelo CAP Cmt da Cia GP, a vigorar de 30nov a 12dez64.   3ª PARTE: Apresentação...