terça-feira, 24 de novembro de 2020

Ano de 1937: Visita dos Generais do Exército ao Batalhão de Caçadores da Polícia Militar do Pará.

 

Identificação dos Oficiais na fotografia: o quarto (da esquerda para a direita) Capitão EB Ferreira Coelho, comissionado Coronel da PM e Comandante Geral da PMPA; o quinto General DESCHAMPS CAVALCANTE; o sexto é o General MEIRA DE VASCONCELOS; e em sétimo o Coronel PM Alberto Odorico de Mesquita - Comandante do Batalhão de Caçadores e antigo Comandante Geral da PMPA, anteriormente ao golpe de 1930. 




Fonte: acervo fotográfico do Instituto histórico e geográfico do Pará - 1937

Segundo os Historiadores MAJOR PM ITAMAR GAUDÊNCIO E LUCAS CARNEVALE MACHADO, a partir do levantamento das fontes históricas no IHGP, foi encontrada uma fotografia da importante visita dos Generais do EXÉRCITO BRASILEIRO DESCHAMPS CAVALCANTE E MEIRA DE VASCONCELOS ao Batalhão da Caçadores da PMPA, no ano de 1937. Esta visita nos apresenta o processo de reformulação que a Instituição Policial Militar passava à época e como havia o acompanhamento, controle e treinamento voltados para o padrão do Exército Brasileiro durante a década de 1930.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BG 224, DE 17/12/1964 - QUINTA-FEIRA

3ª PARTE: Ari da Mota Silveira, Juiz de Direito, solicita a apresentação do SD da PM Manoel Soares, e designado o dia 15mai do ano corrent...