Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

HISTÓRIA DA JUSTIÇA E DA PROMOTORIA MILITARES

O Centro de Memória da Polícia Militar do Pará, representado por seu Chefe, o Major PM Ronaldo Braga Charlet, inicia pesquisas relativas à história da Polícia Militar do Pará, da Auditoria (Justiça) Militar e da Promotoria Militar, cada um dos quais em estrita relação na salvaguarda da disciplina e da hierarquia militares.
No intento de recuperar essa história, a da justiça e da promotoria militares, se esforçam o Juiz Titular da Justiça Militar, Dr. Lucas do Carmo de Jesus, o Promotor Militar Armando Brasil Teixeira, o Major PM Ronaldo Charlet, Chefe do Museu da PM, o servidor da Justiça Militar Sr. Emanuel Santos, pós graduando em Direito Militar e o Licenciado em História Lucas Carnevale.
As conversas se iniciaram quando da realização das audiências dos Conselhos Permanentes de Justiça Militar, realizados na JME, em prédio da Rua 16 de Novembro e, foram se avolumando em assuntos e tentativas de se remontar essa história.
O Promotor Militar, Armando Brasil Teixeira, no último dia 09/01/2020, como já noticiamos fez a entrega de um LP da Banda de Música da PM ao então Chefe do Museu da PMPA, o Major PM Charlet.
No dia de hoje, o Promotor Armando Brasil, informou ao Chefe do Centro de Memória da PM (unidade de apoio que está em nível hierárquico acima do Museu da PM, e deve organizar ainda o Arquivo Geral e a Biblioteca), Major PM Ronaldo Charlet que está reunindo documentos e livros que lhe foram doados pelos familiares de um dos primeiros juízes auditores militares, e percorrendo algumas das páginas é possível remontar a história de inúmeros policiais militares, juízes, promotores, advogados que se fazem presentes ainda hoje nas próprias instituições a que pertencem. Como por exemplo, pudemos encontrar o nome do Major Arthur Silva, que é avó do atual Comandante Geral da PM, Coronel PM Dilson Júnior.

Um comentário: