Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO 6º BPM


Era o ano de 1986, o 6º BPM completava um ano de criação, funcionava no prédio que atualmente é ocupado pelo Batalhão de Choque, tinha por comandante o Tenente Coronel PM Almendra Filho, o qual chegou anos depois a ser Sub Comandante da PM.
Abaixo, trazemos a transcrição da nota publicada pelo Sub Tenente PM Theodorico Rodrigues, em 16 de agosto de 1986, no jornal Diário do Pará, na coluna Notícias da PM.
Segue a transcrição:
                                    “PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO 6º BPM:
            Com a finalidade de regular as solenidades que serão desenvolvidas por ocasião do primeiro aniversário de criação do 6º Batalhão de Polícia Militar, recebemos daquela operosa Unidade localizada no bairro da Cremação, onde funcionou durante muitos anos o antigo Esquadrão de Cavalaria, para publicação a NOTA DE SERVIÇO n° 05/86, que consta do seguinte:
DIA: de 18 a 21 de agosto de 1986;
LOCAL: Quadra de Esportes do Batalhão de Trânsito (anexo);
EVENTO: Atividade esportiva (Torneio entre as Unidades da PM);
DIA: 22 de agosto de 1986;
HORA: 07h00;
LOCAL: Salão do 6º BPM;
EVENTO: Santa Missa que será celebrada pelo Rev. Pároco da Igreja de São Judas Tadeu, tendo como co-celebrante o Diácono Waldomiro Condurú, Capelão da PM.
HORA: 09h00
LOCAL: Rua Conceição em frente ao 6º BPM.
EVENTO: Solenidade Cívico-Militar
DESENVOLVIMENTO: 08h00. Hasteamento do Pavilhão Nacional; 08h45: Dispositivo Pronto; 09h00: Chegada do Exmº Sr. Comandante Geral da PM – Honras Militares; 09h10: Leitura do Boletim Aluvivo; 09h20: Cântico do Hino da Polícia Militar; 09h30: Desfile da tropa em continência ao Exmº Sr. Comandante Geral; 09h45: Coquetel aos convidados.
            Do Comandante dessa simpática e caçula das Unidades da Milícia Estadual TC PM Almendra Filho a 5ª Seção do EMG recebeu atencioso convite".

OBS: Há muito se perdeu da memória Policial Militar que um diácono chegou a ser Capelão da PM, o diácono Waldomiro Condurú, cabendo mais pesquisas acerca da atuação do mesmo, um precedente importante para a corporação que possuiu como Capelão o Padre e Coronel Elói Whayt de Souza, mas não houve menção ao posto ocupado pelo diácono Waldomiro Condurú.
Outro aspecto importante é a brevidade da solenidade iniciada às 08h00 e concluída às 09h45.

FONTE: 

RODRIGUES, Theodorico. Notícias da PM. Jornal Diário do Pará. Belém, sábado, 16/08/1986. Página 07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário