Inauguração do Novo Quartel do Regimento de Cavallaria da Policia Militar do Estado (escrita da época). Parte II
A's 9 horas da manhã de hontem, com a presença do Sr. dr. José Malcher, interventor federal, e demais altas auctoridades de seu governo, foram inauguradas as novas dependencias recentemente construidas no antigo quartel de cavallaria da Policia Militar do Estado.

Depois de lido o boletim regimental, que foi ouvido com grande attenção por todos, o sr. dr. José Malcher desatou a fita que vedava a entrada ao pavimento reconstruido e suas dependencias annexas, que fôram então percorridas pela grande assistencia, onde se destacavam militares e civis, representantes das mais altas auctoridades da União, do Estado e do Municipio de Belem.
Percorridas as novas intalações de todo o quartel, sempre acompanhados do coronel Ferreira Coelho, commandante geral, e major Marcolino de Aguiar, commandante do Regimento, o sr. interventor e demais pessôas gradas, fôram conduzidos ao casino dos officiaes, onde foi servida lauta mesa de frios e gelados, trocando-se amistosas saudações.
Tocou durante o acto a banda de musica do Corpo Municipal de Bombeiros e fôram batidas diversas chapas photograficas.
Publicamos a seguir, o boletim regimental narrativo do acto da inauguração, que foi lido pelo tenente Juvenal de Souza Leal.
Meus Camaradas!
Sentindo que praticamos noção de inteira justiça, temos o maior das satisfacções em focalizar nas paginas incolores do nosso Boletim Geral, algo da impressão confortadora, distincta e bella que produzira certamente em toda nossa milicia, o acto duplamente auspicioso da inauguração official, nesta data, do quartel do Regimento de Cavallaria, perante as mais altas auctoridades civis e militar, dignissimas senhoras e senhorinhas, amigos e companheiros de varias corporações militares.

1)) Como foi encontrado o quartel pelo actual governo: antes de tudo podemos frizar, sem commetter uma inverdade que quasi não exista quartel, mas simplesmente um casarão velho, deteriorado, onde funccionou a antiga succursal dos Bombeiros, sem esthetica, sem conforto, sem dependencias apropriadas, sem installação efficiente, com o seu terreno a retaguarda completamente encharcado, abundante de mattagal e cheio de altos e baixos, sendo preciso drenal-o e preparal-o sufficientemente ao fim a que esta hoje, enfim, o remoto edificto não possuia cousa alguma que denotasse algo de hygienico, de estimulo, de apreço, etc.:

3)Transformação de seu aspecto intelectual, physico, moral e social: concernente á instrucção, quer intellectual, physico, moral e social, tão importante e luminosa á vida da caserna, esta tem sido cuidada amplamente, efficientemente e com carinho, pelo referido major cmt., ------ os metodos technicos e modernos, trazendo a sua apprendizagem extraordinarias vantagens as condições physiologicas, intellectuaes e ao aparo do moral da tropa:

5) Acção das Obras Publicas e Prefeitura de Belém: Seria injusto olvidarmos aqui o trabalho grandioso, tenaz e constante, empregado para o bom exito da presente realização, pelo dr. Jarbas Castro Pereira, engenheiro daquela repartição, o efficaz auxilio material que nos prestou, expontaneamente, o dr. Alcindo Cacella, quando nas elevadas funcções de prefeito, como tambem ja nos ultimos arremates destas obras, e muito com que nos ajudou o actual dig. prefeito, dr. Abelardo Condurú: e,

Deste modo, o R. C. resurge impavido e glorioso para novas e grandiosas conquistas e a recolher, nesta hora de formoso aptimismo, as mais justas sympathias populares e o mais alto conceito das auctoridades, especialmente pelas heroicas preliadas, tantas vezes ja postas em prova, em defesa dos principios moraes e homestos, da ordem, da paz e dos altos interesses do Estado. (Continua). (escrita da época)
Fonte: Jornal Folha do Norte, pag. 01 de 07 FEV 1938 - Biblioteca Artur Vianna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário