Fontes

A construção da história e memória da Polícia Militar é feita a partir das diversas fontes, entre as quais destacamos: as fontes orais e escritas. Como fontes orais temos os diversos relatos de policiais militares que vivenciaram várias experiências compondo a memória institucional e, as fontes escritas, compostas basicamente de documentação oficial dão testemunho dos atos administrativos da corporação.
Entre as fontes impressas de maior relevância estão as Ordens do Dia ou Boletins Gerais, que são documentos que contam os atos administrativos do comando da força policial. As Ordens do Dia eram utilizadas no século XIX e início do XX, quando receberam outra formatação e passaram a ser denominados de Boletins Gerais.
A Polícia Militar do Pará possui todos os Boletins Gerais de 1964 até o ano atual (2012) arquivados sob duas formas: impresso, que estão na Ajudância Geral, no Protocolo Geral e cobrem o período de 1964 à 1999. Os Boletins Gerais, sob o formato digitam estão arquivados no site da PM (www.pm.pa.gov.br) e vão desde 1999 à 2012.
Em geral, os documentos estão em bom estado de conservação e disponíveis para consulta, contudo é necessário que seja digitalizados e colocados à disposição do público pesquisador.
No ano de 2010, o Comandante Geral, Coronel PM Augusto Emanuel Cardoso Leitão, determinou a publicidade de todos os Boletins Gerais, deixando livre para pesquisa no site da PM, sem qualquer necessidade de filtros, haja vista o caráter público do documento, mas os documentos anteriores à 1999 aguardam a digitalização para serem publicados.
As Ordens do Dia seguem uma narrativa dos atos do Comandante Geral, já o Boletim Geral apresenta uma divisão preconizada pelo Exército Brasileiro, através do RISG, que estabelece quatro partes específicas para o documento: 1ª Parte: Serviço Diário; 2ª Parte: Instrução; 3ª Parte: Assuntos Gerais e Administrativos; e, 4ª Parte: Justiça e Disciplina.
Abaixo, temos o Boletim Geral Nº 001/1994 para o download e verificação do padrão citado:
BG N° 001, DE 03 JAN 1994




BG 216 DE 03 DE DEZEMBRO DE 1964 - QUINTA-FEIRA

  3ª PARTE: Os 2º TEN Francisco Ribeiro Machado e Mário Nazareno Lopes Rocha apresentaram os Certificados de Treinamento de Técnica de Che...