Páginas

sábado, 31 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: carimbo do batalhão de caçadores



A fotografia traz o carimbo "Polícia Militar do Estado do Pará - Secretaria - Batalhão de Caçadores", contida num livro antigo do acervo do Museu da PMPA.

Fonte: Acervo do Museu da PMPA.


sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: capa do LP da Banda de Música da PMPA

Foi esta a imagem que estampou o Long Play (LP) gravado pela Banda de Música da Polícia Militar do Pará nos anos 80 do século passado.

No repertório hinos militares e o carimbó, típico ritmo paraense tocado pelo mestre Pinduca (Tenente Aurino Quirino Gonçalves), membro da bande de música que se notabilizou executando esse ritmo, sendo considerando por muitos o Rei do Carimbó Moderno (o Carimbó Raiz teria outro Rei, o Mestre Verequete).

Fonte: Arquivo Digital do Museu da PM.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: Formatura de CFSD PM - Marabá

A fotografia ao lado retrata um pelotão de formandos do CFSD PM do pólo de formação de Marabá (4º BPM), tendo como comandante o 1º Tenente PM Favacho.

Fonte: Arquivo Digital do Museu da PMPA, sem data.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Você sabe o que é talabarte, boldriê e suspensório militar?

1) Boldriê ou Talabarte militar
Talabarte e boldriê são sinônimos. Tratam-se de uma tira de couro que sustenta o cinto de guarnição pelo ombro do militar, dando-lhe apoio e maior firmeza. Eles apoiam-se sobre o ombro oposto ao objeto que fica pendurado ao cinto. Assim, o talabarte ou boldriê para segurar a pistola de um militar que seja destro ficará por sobre o ombro esquerdo, no caso de sendo sinistro, ficará apoiado sobre o ombro direito

Há também o boldriê ou talabarte de desfile, o qual é composto de escarapela, fitas, franjas e copo, utilizados por militares ou pelotões escolares, escoteiros, desbravadores e grupamentos cívicos, exclusivamente por seus guardas-bandeiras ou porta-estandartes. Os porta-bandeiras do Pavilhão Nacional e Estadual, acompanhados do Estandarte Histórico da corporação seguem juntos num cortejo denominado de Guarda-Bandeira, tendo ao centro o Pavilhão Nacional, respeitando-se as cores verde-amarelo para as fitas do respectivo talabarte.

Há outros usos para os boldriês ou talabartes, como é o caso das porta-bandeiras nas agremiações carnavalescas e culturais, e porta-estandartes nas entidades religiosas. Há também os talabartes duplos que se cruzam à frente e atrás do militar, como também aqueles que estão ligados ao centro.
2) Suspensório Militar

O suspensório militar, contudo, tem a utilidade de distribuir o peso do conjunto dos equipamentos utilizados no cinto de guarnição. Assim, o militar poderá utilizar a espada do lado esquerdo (se Oficial) e pistola ou revólver do lado direito, além de algemas e cantil na parte de trás, necessitando de equilibrar o peso dos materiais, utilizar-se-á de suspensório.

E qual seria então a diferença entre o suspensório e o talabarte duplo? Boa pergunta, mas dois detalhes os diferenciam: 

1) o suspensório é de uma peça única pela parte de trás do cinto de guarnição, fixando-se num único ponto, central e na mesma disposição da coluna do militar, enquanto que o talabarte, mesmo de peças costuradas, cada uma das tiras após o cruzamento frontal ou traseiro irá repousar na lateral do cinto formando uma diagonal; 

2) Da mesma forma que atrás o suspensório desde no sentido longitudinal à coluna vertebral do militar, na frente as duas tiras não se cruzam, mas sim descem paralelas e mantendo-se numa proporção razoável de equilíbro.

O suspensório jamais conterá copo para utilização de guarda-bandeiras e sua composição de material é sempre de produto mais resistente, não emprestando beleza visual ao uniforme ou equipamentos, mas tão somente servindo de suporte em carga dos mesmos e distribuição do peso dos mesmos.

O suspensório militar não é peça admitida no novo Regulamento de Uniformes da PMPA, publicado no Adit II ao BG Nº 098, de 23 de maio de 2019, não havendo uma única referência ao mesmo, assim como o termo boldriê não é mencionado em tal regulamento. Contudo, o talabarte aparece mencionado e representado em imagem de diversos uniformes, os quais trazemos na imagem abaixo.

Acompanhe a página Comandantes Gerais





















A página Comandantes Gerais agora está com a galeria completa, acesse clicando AQUI

terça-feira, 27 de agosto de 2019

domingo, 25 de agosto de 2019

Fotografias de Hoje: Museu da PM participa de evento na Estação das Docas

As duas fotografias ao lado são do dia 25/07/2018 - quarta-feira, a exatos um ano e um mês atrás, dia em que o Museu da PMPA, juntamente com diversos outros órgãos de segurança pública, defesa e forças armadas, ocuparam a área frontal do auditório da estação das docas com exposições de suas corporações, dentro do momento inusitado de apresentações de manobras aéreas da Esquadrilha da Fumaça em Belém.

A organização do evento contou com a coordenação do Tenente Coronel PM Barbosa, pelo Departamento Geral de Administração, e teve como pontos altos do evento a apresentação da Banda de Música, exposições de armamentos e equipamentos pelas unidades especiais e especializadas da corporação como foi o caso do Batalhão de Polícia Ambiental, Companhia de Operações Especiais. Batalhão de Polícia Ostensiva Tática, Batalhão de Polícia de Choque entre outras.

O Museu da Polícia Militar do Pará foi um dos estandes mais visitados entre as unidades policiais militares e chamou a atenção de muitos visitantes por desconhecerem a atuação da unidade de memória da corporação. 

O número de pessoas que compareceu ao cais de Belém e Estação das Docas foi de cerca 60 mil pessoas, segundo os organizadores, um número significativo em se tratando de mês de férias escolares e boa parte da população da cidade ainda encontrar-se aproveitando o "veraneio" nos balneários do Estado.

Há mais de dez anos a Esquadrilha da Fumaça não se apresentava em Belém e o número de expectadores surpreendeu até os organizadores do evento, tornando a área do cais do porto e Estação das Docas pequeno para tanta gente. 


Pelo Museu da PMPA participaram da organização: Major PM Ronaldo Charlet, Sub Tenente PM Maridalva, 1º Sgt PM Sheyla Rádila, e Voluntárias Civis Ana (aluna de biblioteconomia), Melissa (aluna de Museologia) e Roberta (aluna de Comunicação Social).

Créditos:
Fotografias: Major PM Ronaldo Braga Charlet
Imagem digital = brasão da Esquadrilha da Fumaça - Força Aérea Brasileira
Saiba mais, clicando AQUI











sábado, 24 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: A presença feminina na CIRP

Fonte: imagem de whatsapp - autor anônimo
Era o ano de 1997 e a Companhia Independente de Rádio Patrulha atuava na Região Metropolitana de Belém no atendimento de ocorrências geradas pelo COPOM (Centro de Operações Policiais Militares), originadas pelas chamadas telefônicas para o número "190".

À época, comandava a Companhia o Major PM Eledilson Renato Costa Oliveira, tendo como Subcomandante o Capitão PM Jânio Luiz Viana. 

Nesse ano, a CIRP recebeu em maio toda a turma de Cabos PM recém formados no CFAP. Eram 40 masculinos e 10 femininos. Entre as mulheres estavam Francinete, Marilda, Meire, Carmen, Rosilda, Nazaré, e Lúcia, além de outras.

Assim, a CIRP recebeu um incremento em seu efetivo masculino e feminino, com destaque para as mulheres que, com essas novas policiais militares, as mulheres puderam atuar mais intensamente nas ruas, assumindo o comando de viaturas operacionais, como a fotografia ao lado registrou, no qual a Cabo PM Lúcia encontrava-se à frente de guarnição Policial Militar.

Anteriormente à chegada das citadas cabos PM, a CIRP possuía um efetivo pequeno de mulheres que atuavam somente no serviço meio. Eram elas: Sd PM M.Freitas, Sd PM Lilia, Sd PM Cilene (cozinha), Cabo PM M.Chagas (Formação Sanitária) e 2º Sargento PM Bernadete (Adjunto e/ou Sargento de Dia).


sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: réplica de canhão


O Museu da PMPA tem no seu acervo uma peça, em madeira, que imita um canhão militar. Todas as partes do canhão retratado na imagem ao lado são de madeira, à exceção da proteção de revestimento externo das rodas.

Tal artefato ficou durante muitos anos dentro do galpão do antigo CSM (Centro de Suprimento e Manutençã), atualmente denominado de Almoxarifado Central (AC).

Durante o ano de 2011, por ordem do Comandante-Geral, Coronel PM Alfredo Solano, o material ficou na parte externa do pátio do quartel do Comando Geral, na Avenida Almirante Barroso, com a frente voltada para a avenida.

Fonte: Museu da PMPA.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Publicou no Boletim Geral: prorrogação de data de início de troca de uniforme

Através da RESOLUÇÃO Nº 160 - EMG, o Comandante Geral da PMPA, Coronel PM Dilson Júnior, prorrogou a data de início da utilização dos uniformes da PMPA na cor azul petróleo, previstos nos artigos 26, 29, 30, 33, 35, 40, 41, 42, 43, 44, 51 e 53 do Regulamento de Uniformes da PMPA, aprovado pela Resolução nº 110-EMG, de 23 de maio de 2019.

A decisão tomou por base a indisponibilidade de matéria-prima na indústria especializada, o que ocasionou o desabastecimento no estoque dos lojistas credenciados para comercializar os uniformes da Corporação. 

Assim ficou o texto da resolução:

"Art. 1º FICA PRORROGADO para o dia 20 de setembro de 2019, a data do início da utilização dos uniformes da PMPA na cor azul petróleo, previstos nos artigos 26, 29, 30, 33, 35, 40, 41, 42, 43, 44, 51 e 53 do Regulamento de Uniformes da PMPA, aprovado pela Resolução nº 110-EMG, publicada no Aditamento II ao Boletim Geral n° 098 de 23 de maio de 2019, ficando vedada a utilização dos uniformes na cor verde folha a partir desta data. 
Art. 2º DETERMINAR a todos os Comandantes, Chefes e Diretores a realização de Revista de Uniformes da tropa, em Parada Matinal na data estabelecida no artigo anterior. Parágrafo único. Aplica-se o disposto no caput deste artigo aos policiais militares à disposição de órgãos de natureza policial militar. 
Art. 3º O prazo determinado no art. 1º da presente Resolução tem caráter improrrogável. 
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. 
Registra-se, publique-se e cumpra-se. 
Quartel em Icoaraci/PA, 22 de agosto de 2019
JOSÉ DILSON MELO DE SOUZA JÚNIOR – CEL QOPM COMANDANTE-GERAL DA PMPA".

Conforme a publicação no BG Nº 155, DE 22 AGO 2019, Pág. 33.

Tem mais...
No mesmo BG publicou a NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 006/2019 – 3ª SEÇÃO/EMG relativa ao DESFILE CÍVICO-MILITAR DE 07 DE SETEMBRO 2019 - DIA DA PÁTRIA.


Para consultar o citado BG, clique AQUI.

Abaixo as imagens dos Uniformes Operacionais 5º A e 5º A2, cuja início do uso havia sido previsto para 25 AGO 2019, ora prorrogado para 20 SET 2019.


PM PA NO INTERIOR: INAUGURAÇÃO E ENTREGA DE VTR

 A vila de Novo Horizonte, que pertence ao município de Nova Esperança do Piriá, na região nordeste do estado, recebeu uma nova unidade da Polícia Militar. O 86º Posto Policial Destacado (86º PPD) foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (22), com a presença do vice-governador do Estado, Lúcio Vale, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Melo de Souza Junior.
A nova unidade é vinculada à 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM) e contará com um efetivo de seis agentes que atuarão no policiamento preventivo e repressivo da vila de Novo Horizonte, reforçando a segurança no local. Uma viatura do tipo pick-up foi repassada ao 86º PPD para auxiliar nas ações ostensivas, garantindo maior agilidade ao atendimento de ocorrências na localidade.
O evento de inauguração reuniu também o prefeito municipal, Antônio Valcirlei Holanda de Souza, comandante do CPR VII, coronel Ulisses Marques Lobo, comandante da 10ª CIPM, major Diego Ferreira dos Santos, entre outras autoridades.
TEXTO ASCOM PM
Por: Taiane Figueiredo - SD PM
Fotos: Divulgação/10ª CIPM

Fatos que ficam pra História: CIEPAS realiza revista em unidades socioeducativas

O Comando de Policiamento Especializado (CPE), por meio da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), realizou, na manhã desta quinta-feira (22), uma revista na Unidade Assistencial Socioeducativa (UASE) de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.
A ação policial, de caráter preventivo, foi coordenada pelo subcomandante do Ciepas, capitão Elton Santos e acompanhada pelo coordenador de monitoria e outros técnicos daquela unidade socioeducativa, que é vinculada à Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).
Nove militares participaram das buscas, realizadas nos blocos da UASE, e conseguiram apreender estoques, isqueiros, pedras e barbeadores. Após o término da operação que transcorreu sem apresentar alterações, os objetos foram entregues para o gestor da unidade, para a realização dos procedimentos administrativos de competência da Fasepa.
TEXTO ASCOM PM
Por: Josuelton Chagas - CB PM / Colaboração: Jefferson Maurício - CB PM
Fotos: Divulgação / Ciepas

Fotografia de Hoje: Visitamos o Museu

Tivemos a satisfação de contar com a visita do Sargento PM Lenoy, amigo de longa data, e admirador do Museu da PMPA.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: Manual do Policial Militar


O livro retratado nessa imagem tem por autor o Coronel PM Francisco Ribeiro Machado, piauiense que de retirante ao chegar no Pará, ingressou nas fileiras da corporação vindo a tornar-se Comandante-Geral da mesma nos anos da reabertura democrática no início dos anos 80.

O Museu da Polícia Militar do Pará possui um exemplar desse livro que vai passar pelo processo de digitalização para disponibilização à pesquisa.

Fonte: Acervo do Museu da Polícia Militar do Pará.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: Pelotão Feminino em desfile


A imagem não permite observar o local com clareza, mas foi na frente do prédio do antigo Comando Geral da PMPA, na Travessa do Chaco esquina com Avenida Almirante Barroso que o desfile retratado na fotografia aconteceu. A data não arriscamos mencionar.
No Comando da tropa encontra-se a Oficial Ivone, à frente, portando espada. A tropa também não sabemos qual seja, pois o estandarte na imagem está sem condições de identificação, contudo dada a quantidade de mulheres compondo esse pelotão, possivelmente tratava-se da Companhia de Polícia Feminina.
Crédito: Acervo Digital do Museu da PMPA. 


domingo, 18 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: Almoxarifado do 2ºBPM

Colchões amontoados sobre uma estante de madeira, um tambor de óleo diesel, diversos objetos dispersos ou entulhados, fiação elétrica improvisada, diversos capacetes de policiamento empilhados, mas do que o retrato da desorganização a fotografia do Almoxarifado do 2ºBPM retrata a realidade do acondicionamento de materiais naquele quartel nos anos de 1995.

Fonte: Arquivo Digital do Museu da PM.

sábado, 17 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: detalhe da sala da memória do 2º BPM


O 2º BPM, localizado na Rua Gaspar Viana, 746, esquina com a Avenida Assis de Vasconcelos, abrigou parte do material que pertenceu ao Museu da PM nos anos de 1980/1984 e nesta fotografia, em parte, podemos perceber a guarda daquele acervo. 
Ao fundo sobre uma mesa os retratos de dois militares, o da esquerda possivelmente retratava o Coronel PM Fontoura, Patrono da Corporação. Mais ao fundo, armários com documentos acondicionados.

Fonte: documentos do 2º BPM, 1995.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: Cassino Arraial de Canudos

Cassino Arraial de Canudos era a denominação do Rancho dos Oficiais do 2º BPM, Rua Gaspar Viana nº 746, no bairro do Reduto.

Na fotografia, à esquerda o Tenente PM Travassos. Ao centro, o Tenente PM Carlos. À direita Tenente PM Noronha.
O oficial do centro, Tenente PM Carlos, chegou ao posto de Coronel PM na ativa, tendo exercido as funções de Diretor de Pessoal, Comandante do CPR-II (Marabá) e sub Comandante-Geral (2011).


* Data: sem informação.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: visita do EB

Anualmente a Inspetoria Geral das Polícias Militares - IGPM realizava, por meio da 8ª Região Militar, visita de inspeção aos quartéis da PMPA. No detalhe a visita ao quartel eo 1º BPM, em Marituba, bairro do Decouuville.

* Data: sem referência.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Publicou hoje no Boletim Geral

Hoje o Boletim Geral 151 publicou duas matérias importantes para a gestão policial militar. 
Na primeira delas, o Chefe do EMG, Cel PM Ronald aprovou a Diretriz nº 001/2019, que regula as atividades de levantamento preliminar de informações a ser executado pelo GPA nos Territórios de Pacificação. 
Na segunda, o Comandante Geral, Cel PM Dilson Júnior, nomeou a Comissão de Implementação do Processo Administrativo Eletrônico - PAE na PMPA (Port. 130/2019-GAB.CMDO).
Para saber mais sobre as citadas matérias, clique AQUI

Fotografia de Hoje: desfile na frente do BGPM

A fotografia ao lado retrata tropa do BGPM - Batalhão de Guardas da PM, em desfile na rua Gaspar Viana, em frente a Usina Prograsso.
O uniforme é o caqui, capacete, luvas, cintos e cadarços brancos, coturno marrom. Ao fundo e à esquerda tropa de Guardas-Mirins.

* Foto provavelmente da década de 1970.

PMPA RECUPERA PISTOLA FURTADA DE DELEGACIA DA POLÍCIA CIVIL

Uma pistola, calibre .40, pertencente a Polícia Civil do Estado (PCPA), foi apreendida por equipes do 28° Batalhão de Polícia Militar, o Batalhão Águia, na tarde desta quarta-feira (14), em uma abordagem realizada no bairro do Telégrafo, em Belém.
As equipes realizavam abordagens de rotina, em alguns veículos, quando perceberam que o condutor de um táxi manobrava o carro tentando evitar que fosse revistado.
O veículo foi alcançado e os agentes encontraram uma pistola .40, escondida no porta-malas do carro. Na verificação realizada na Delegacia de Polícia Civil da Pedreira, foi constatado que a arma havia sido furtada da Seccional Urbana de Polícia Civil de Icoaraci.
O condutor, Aderbal Pinheiro de Souza Júnior, e a arma de fogo recuperada foram conduzidos para a unidade policial de Icoaraci, responsável pelo procedimento administrativo.

TEXTO ASCOM PM
Por: Edson Costa - CB PM
Fotos: Divulgação / 28º BPM

terça-feira, 13 de agosto de 2019


A fotografia ao lado retrata uma celebração religiosa na PMPA. Da esquerda orara a direita o  Major PM Leonildo Sá Holanda e esposa, o Major PM Eledilson Oliveira e esposa (ambos com uniforme 5º A). Ao fundo o Sargento PM Pacífico (pertencente a Banda de Música da PMPA).
 * Sem data e sem informação do local.


segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: Aluisio da Costa Chaves em revista à tropa

O governador Aluisio da Costa Chaves passa em revista à tropa da PM (uniforme cáqui), na frente do Batalhão de Guardas da Polícia Militar do Pará - BGPM, ao fundo tropa do Corpo de Bombeiros (calça vermelha) e Guardas-Mirins (uniforme azul).

* Sem datação.

domingo, 11 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: APM formatura de aspirantes

A fotografia de hoje retrata a formatura de uma turma de Aspirantes à Oficial PM, turma, sem data.
Na imagem os aspirantes entregam os espadins para utilizarem as espadas (à frente, em primeiro plano, a Aspirante à Oficial Raquel Mendes França). Ao fundo o Tenente PM Gibson.

Uniforme utilizado (túnica azul petróleo)

* Sem data.

sábado, 10 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: Epmont 3 - policial militar feminino

A fotografia acima retrata uma Policial Militar do EPMont em serviço de policiamento ostensivo montado, horário noturno, uniforme 5º A. À época não utilizava bota de cavalaria, colete balístico e capacete.
* Não temos referência da identificação da Policial Militar e do ano.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: EPMont 2 - policial feminina

Ao lado a policial militar do EPMont, com uniforme de desfile (4º D - canícula), chapéu de aba larga,  armada com lança.

* Não temos referência da identidade da policial militar e o ano da fotografia.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: Comandante do 2º BPM recebe visita de membros do Consulado jaonês.

O Comandante do 2º BPM (Batalhão Tiradentes) recebe visita de comissão do Consulado Japonês. 

Era à época Comandante do 2º BPM o Tenente Coronel PM Braga (utilizando Uniforme 5º A, à época não utilizava-se a suadeira - camisa de dentro). O local é o salão nobre da OPM.


quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: Cia PRv 2

A fotografia ao lado retrata o Almoxarifado da P.R.E, Polícia Rodoviária Estadual (Cia P. Rv). 
Abaixo, motocicletas e carretas prontas para viagem. 

* Sem data e local das fotografias.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: CIA P Rv 1

As fotografias de hoje retratam o interior e a parte externa de viatura PM, marca chevrolet, da Companhia de Polícia Rodoviária - CiaPRv. A viatura era do Comando da Companhia. Era dotada de sistema de emergência (teto da vtr) e rádio comunicação (interno). Ao fundo, observamos outra viatura tipo fusca.


segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Fotografias de Hoje: Conserto de Muro do Complexo da Av. Protásio

As imagens que trazemos hoje são datadas de novembro de 2017 e registraram a atuação da equipe de obras do Fiscal Administrativo / AJG no trabalho de reparo do muro do complexo da Avenida Protásio (antigo complexo do Comando Geral da PM).

A colisão de um veículo provocou danos ao muro e deixou vulnerável os quartéis que funcionavam no complexo: Canil, Laboratório Químico Farmacêutico, CFAP e BPGda.

Assim, a equipe do Fiscal Administrativo em apenas uma semana providenciou os reparos na edificação e, desta forma, restaurou a segurança das unidades policiais militares instaladas no complexo. 
Ao lado observamos o dano ao muro e um reparo emergencial com telhas metálicas servindo de tapume.

Abaixo, a outra fotografia do dano causado no muro.

Não possuímos imagem do muro já consertado.

Fonte: Arquivo pessoal do Tenente Coronel PM Figueiredo, então Fiscal Administrativo.




domingo, 4 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: pelotão de choque 3º BPM

A imagem que vemos na fotografia seria de policiais militares do 3º BPM (Santarém) utilizando o escudo de Choque, em ferro, comum antigamente. A imagem não permite que digamos com clareza se o efetivo é realmente do 3º BPM de Santarém, nem mesmo qual a época da imagem. Fica aí a pergunta aos companheiros policiais militares, no sentido de contribuir com o museu e descobrirmos que imagem é essa.

Ao lado, trazemos a imagem fotográfica do escudo utilizado pelo 4º BPM (Marabá) nas ações de controle de distúrbios. Percebemos certa semelhança no formato e na heráldica: um elmo com uma águia sobre o mesmo. Mas a direção em que o elmo está olhando é diferente e a técnica de pintura nos dois escudos também difere.

A do escudo de Marabá utiliza a técnica do stencil, na qual é vazada uma folha de raio-x com bisturi ou estilete, depois de criado todo o desenho, era sobreposto ao material e aplicada a tinta por spray ou com uso de esponja.

sábado, 3 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: Sargento PM da CIRP

A imagem ao lado retrata um Sargento PM em uniforme de instrução (5º A), ostentando a braçadeira da Companhia Independente de Rádio Patrulha. O cinco é em couro e antigo, e não se tinha o hábito de utilizar a suadeira (camisa de dentro), a bandeira do estado do Pará e nem a biriba (cadarço de identificação). Possivelmente é dos inícios dos anos 80.

Fonte: imagem copiada de wathsapp (sem referência)

Fotografia de Hoje: Rapel de Helicóptero

Instrução de rapel de helicóptero - cadetes PM 2000
A formação policial militar necessita ser eclética, variada e promover os valores da coragem, disciplina, hierarquia, equilíbrio, lealdade e moralidade.
Assim, os cadetes PM em cada turma são submetidos a uma séria de treinamentos que possam fortalecer e desenvolver tais atributos atitudinais.
No ano de 2000, a APM "Cel PM Fontoura", comandada pelo Tenente Coronel Henrique Coelho de Souza Araújo promoveu o Estágio Operacional em Área de Selva - EOPAS, o Estágio de Manobras Urbanas e o treinamento de rapel de helicóptero para a turma de cadetes que concluía naquele ano o CFO, vindo a serem declarados Aspirantes 2000, em 05.12.2000. 
O treinamento ocorreu na Base Aérea de Belém, no Esquadrão Falcão, precedido de uma série de orientações acerca de segurança em vôo, rapel em helicóptero e treinamentos na torre de rapel do IESP.
Na imagem, à esquerda o Cadete Edlin Anselmo, um militar da aeronáutica, Cadete Ronaldo Charlet e Cadete José Wilson. Ao fundo outros cadetes e acima o helicóptero (sapão) fazendo a manobra que permitisse o rapel.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Fotografia de Hoje: placa de visita do Ministro da Guerra

Acervo Digital do Museu da PMPA
O Ministro da Guerra, General Eurico Gaspar Dutra, em 29/01/1940 visitou o quartel da Polícia Militar do Pará localizado na Rua Gaspar Viana 746, fato este registrado em placa de bronze que ficou naquele prédio desde 1940 até os anos de 2011, quando o evento CasaCor Pará utilizando-se do prédio deixou de tomar os cuidados devidos e moradores de rua tiveram acesso à edificação efetuando, por conseguinte, o furto da citada placa.
Felizmente, anteriormente aos fatos, numa diligência para verificar as condições do prédio e a documentação que ali se achava, o então Capitão PM Ronaldo Braga Charlet, em 2009, fez o registro fotográfico da citada placa.
Nela, reproduzida acima, é possível ler: "É COM SATISFAÇÃO QUE DEIXO AQUI CONSIGNADA A EXCELENTE IMPRESSÃO QUE RECEBI DA VISITA QUE ACABO DE FAZER A ESTA BRILHANTE CORPORAÇÃO, UMA DAS MAIS EFICIENTES RESERVAS DO EXÉRCITO" (29/01/1940 - GENERAL EURICO G. DUTRA).