Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2018


Collecção das Leis da Provincia do Gram Para'. TOMO XI. - 1849 . Parte I.

Nº 160 - Lei de 19 de Dezembro de 1849.
          Fixa a Força do Corpo Provincial de Caçadores de Policia para o anno financeiro de 01 de Janeiro a 30 de Dezembro de 1850, e aprova o Regulamento Organisado pelo Governo da Provincia para o dito Corpo.  (escrita da época)





Fonte: Collecção das Leis da Província do Gram Para'. TOMO XI. - 1849 . Parte I / Biblioteca Pública Artur Vianna.


Resumo: o efetivo foi fixado em 219 praças, ao Comandante do Corpo, a seu Chefe de Estado-Maior, Comandantes de Guardas e Destacamentos impôs-se a obrigatoriedade de apresentarem para operações o efetivo requisitado pelas "Autoridades Policiais", desde que disponíveis, cabendo a estas confeccionarem relatórios para eximir os militares de responsabilidades. Havia um Chefe de Polícia, mas no documento não há referência acerca de quem ocupava tal cargo.

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

LEI Nº 3.773 de 12 de dezembro de 1966, publicado em Diário Oficial Nº 20.932 de 21 de dezembro de 1966, Fixa o Efetivo da Polícia Militar do Estado do Pará, para o exercício de 1967.





Fonte: Aditamento ao Boletim Regimental Nº 3, do Batalhão de Polícia da PMPA.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

EVENTO NO IHGP COMEMORA A HISTÓRIA DA PM


IHGP PROMOVE A EXPO-PM


 No período de 03 a 28 de setembro de 2018 o Instituto Histórico e Geográfico do Pará - IHGP promove a EXPO-PM, exposição de objetos custodiados naquele silogeu e que perteceram à Polícia Militar do Pará e, em dado momento, foram doados ao IHGP para o fim de compor acervo.

A exposição é o produto do termo de cooperação nº 001/2017 assinado entre o IHGP e a Polícia Militar do Pará que teve como foco as comemorações do bicentenário da Polícia Militar do Pará.

A exposição fica aberta das 09h00 às 16h00, em espaço do IHGP, tendo como curadora a Prof. M.Sc Marcela (Curso de Museologia - UFPA) que, com sua equipe, pode "garimpar" objetos componentes do acervo que foram da Polícia Militar.

Entre os objetos que merecem destaque, segundo o historiador Prof. Dr. Itamar Rogério Pereira Gaudêncio, duas medalhas da Guerra de Canudos, que foram oferecidas ao Coronel PM Fontoura e à Polícia Militar pela colônia paraense radicada na Bahia.

Ainda o visitante poderá contar com demais artefatos como capacetes dos bombeiros, armaduras medievais, medalhas militares atuais da PM e uniformes.