Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

MUSEU DA PMPA PROMOVE PALESTRAS NA SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

O Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa, órgãos integrantes do Ministério da Cultura promovem em todo o país a I SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS, evento cultural e científico que visa discutir e apresentar os resultados de ações e intervenções na área dos arquivos por todo o Brasil.
Diversas instituições de memória, como arquivos, museus, centros de memória, entre outros acorreram ao chamado do edital e promovem os citados eventos no período de 05 a 10 de junho de 2017, conforme a programação de cada órgão, que pode ser consultada no site do evento (clique aqui).
A Polícia Militar do Pará, através do Museu da Polícia Militar, promove uma série de palestras alusivas à discussão acerca dos arquivos de nosso Estado e das formas de atuação para a preservação e pesquisa. 
Nas palestras haverá a presença do Prof. Dr. José Maia Bezerra Neto, professor da Faculdade de História (UFPA) e Vice-Diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e do Prof. M.Sc. Leonardo Torii, Diretor do Arquivo Público do Pará.
A palestras na Polícia Militar acontecem nos dias 05, 06 e 08/06/2017, no Auditório do Comando Geral da PMPA, situado no quartel do Comando Geral da PM (antigo Palácio dos Despachos), na Avenida Augusto Montenegro, km 9, nº 8401.
O evento fornecerá certificado aos participantes que obtiverem frequência mínima de 60% das atividades e as inscrições podem ser feitas por e-mail para a conta <museu@pm.pa.gov.br>, no qual o participante deve informar o interesse de participação, o nome completo e o órgão a que pertence.
Confira a programação acessando o folder do evento (clique aqui), e a publicação no site da PMPA (clicando aqui).
O evento conta com o apoio da Casa Militar da Governadoria do Estado, Associação Nacional de História / Regional Pará, Instituto Histórico e Geográfico do Pará, e do Arquivo Público do Pará.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Aconteceu na PM: aprovação do distintivo do CFS Auxiliar de Saúde.

A 18/05/1999, o BG 093 registrou a aprovação do distintivo do Curso de Formação de Sargentos Auxiliares de Saúde, nos termos transcritos abaixo:

"ATO DO COMANDANTE GERAL PORTARIA Nº 006 DE 10 DE MAIO DE 1999 - DEI 
O Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, no uso de suas atribuições legais, e, 
Considerando o fundamental interesse de simbolizar o funcionamento do Curso de Formação de Sargentos Auxiliares de Saúde, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças “Cel Moreira” desta PMPA; 
Considerando ainda o propósito de ampliar qualitativamente a divulgação do ensino desenvolvido nesta Corporação. 
R E S O L V E: 
Art. 1º - Instituir nesta PMPA, o Distintivo do Curso de Formação de Sargentos Auxiliares de Saúde. Art. 2º - O distintivo ora criado, constituirá um conjunto significativo composto de um círculo (2,8 cm O) com fundo na cor branco e bordadura em azul, circundado por um resplendor amarelo-ouro de forma elíptica e com 11 (onze) lâmina convexas, destacando-se em seu interior um par de pistolas bucaneiras douradas (1,7 cm de ponto), sobposto a uma cruz vermelha (1,0 cm de ponta a ponta), representando a atividade policial militar auxiliar de saúde no âmbito desta Instituição. Nas partes superior e inferior interna da circunferência, encontram-se gravadas respectivamente as siglas: PMPA e CFAP. A primeira postada em faixa vermelha e a segunda colocada sobre o fundo branco do emblema, ambas, inscritas com letras áureo. Encerrado o complexo e situada igualmente sobre o fundo branco da insígnia, em posição de quase semicírculo, distingue-se também em letras amarelas, a inscrição: “ Curso de Formação de Sargentos”. 
Art. 3º - O distintivo do CFS (Auxiliar de Saúde) será usado nos uniformes 3º, 4º D, 9º D e 9º E, todos previstos no RUPM. O 9º D e 9º E deverá ser usado com distintivo em pano, bordado com o mesmo desenho e nas cores do original. 
Art. 4º - A Diretoria de Ensino e Instrução providenciará o registro para fins de alteração de Regulamento de Uniforme desta Policial Militar – RUPM/PA. 
Art. 5º - Esta Portaria entrará em vigor da data de sua publicação. 
Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

FAUSTINO ANTONIO GONÇALVES NETO - CEL QOPM RG 5263 
COMANDANTE GERAL DA PMPA"



Fonte: Boletim Geral nº 093, de 18/05/1999.  http://www.pm.pa.gov.br/sites/default/files/files/1999/BG_093_DE_18_MAI_1999.pdf

terça-feira, 16 de maio de 2017

HOJE NA HISTÓRIA DA PM ATRAVÉS DOS BOLETINS GERAIS

16/05/1994

ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO CFAP - foi aprovada a Nota de Serviço nº 003/94 elaborada pelo Comando do CFAP, referente à passagem do 12º aniversário da OPM, a ser comemorado no dia seguinte 17/05/1994. Seria portanto, o CFAP de 1982, mas há quem garanta que a unidade ensino é mais antiga.

domingo, 14 de maio de 2017

Aconteceu na PMPA: 14 de maio de 1999

Foi publicada em BG a nomeação como Delegado de Cachoeira do Arari, o Sargento PM José Alves da Silva, através de ato do Secretário de Estado de Administração. Veja abaixo o teor da PORTARIA Nº 0577 DE 26 DE FEVEREIRO DE 1997:

A SECRETÁRIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO, no uso da competência delegada através do Decreto nº 3480, de 24.10.84, Considerando os termos do Proc. nº 1997/2213.
RESOLVE: Nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II da Lei nº 5810 de 24.01.94, o 3º SGT QPMP RG 7753 JOSÉ ALVES DA SILVA, para exercer o cargo em comissão de Delegado de Polícia do Município de Cachoeira do Arari.
Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.
Secretaria de Estado de Administração, 26 de fevereiro de 1997.

ROSA MARIA LIMA DE FREITAS
Secretaria de Estado de Administração.

Fonte: BG/ 091 – 14 MAIO 99, página 07.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Aconteceu hoje na PMPA: 04 de maio de 1999

Foi realizado na corporação o I Curso Especial de Força Tática, no período de 04 a 16 de maio de 1999, tendo como o mais antigo entre os alunos o MAJ QOPM RG 9918 EVANDRO CUNHA DOS SANTOS, Cmt da 1ª CIPM, antiga e extinta CIRP - Companhia Independente de Rádio Patrulha. À época, respondeu pelo comando da 1ª CIPM o também major JÂNIO LUIZ FERREIRA VIANA.
No ano seguinte, o curso teve continuidade com uma turma de Oficiais PM e Aspirantes a Oficiais PM, concluintes do CFO em 2000.